dc.contributor.advisor | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
dc.contributor.author | Zambrano, Pedro Dante Mendonça | |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T14:59:41Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T14:59:41Z | |
dc.date.issued | 2023-12-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17147 | |
dc.description.abstract | Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus
filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso
educacional e profissional dos filhos depende da qualidade do apoio que oferecem a eles. Tais
considerações abrem espaço para questionamentos sobre as expectativas e os anseios dos pais
em relação ao projeto de vida de seus filhos e sobre a continuidade de sua vida adulta. O objetivo
geral deste estudo foi investigar as concepções e as expectativas de pais em relação ao projeto
de vida de seus filhos durante a transição da adolescência para a vida adulta. Os objetivos
específicos foram: (a) acessar a concepção de pais sobre seus próprios projetos de vida e os
projetos seus filhos, (b) compreender que sentimentos e expectativas existem em relação ao
projeto dos filhos adolescentes na transição para a vida adulta, (c) identificar os investimentos
afetivos e materiais que os pais fazem como modo de suporte ao desenvolvimento de seus
filhos, (d) comparar o conteúdo discursivo entre dois grupos de pais, aqueles cujos filhos
estudam em escola pública e outros em escola particulares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa
qualitativa de caráter exploratório em que participaram 10 (dez) pais de adolescentes (7 mães e
3 pais), organizados para fins de coleta em Grupo I - pais que possuem filhos em escolas
particulares, e Grupo II - pais que possuem filhos em escolas públicas. A idade dos filhos variou
entre 17 e 20 anos, período marcado pela conclusão do Ensino Médio, ingresso no Ensino
Superior ou inserção no mundo do trabalho. Para a coleta de dados foram utilizados três
instrumentos: (a) Ficha de Dados Sociodemográficos, (b) Questionário de Critério de
Classificação Econômica Brasil; (c) Entrevista Semiestruturada sobre Projeto de Vida de Pais
e Filhos. Os dados foram analisados por meio da análise temática (AT), que visou identificar,
analisar, interpretar e relatar padrões (temas) a partir de dados coletados. Utilizou-se o
Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para assegurar a qualidade
da pesquisa qualitativa. Os resultados indicaram que os participantes têm expectativas positivas
em relação aos projetos de vida dos filhos, ainda que se preocupem, pois, no momento presente,
eles não demonstram autonomia para empreender ações concretas no sentido de realizá-los. Os
pais se preocupam com o desempenho atual e futuro dos filhos e se mobilizam afetiva e
materialmente no sentido de apoiá-los. Neste aspecto, os resultados indicaram que o modo de
apoio ao PV dos filhos é marcado por desigualdades sociais, uma vez que os pais do grupo I
fazem investimentos ostensivos em instrumentalização sofisticada para os filhos,
diferentemente dos pais do grupo II, que fazem menos investimentos financeiros e sentem a
necessidade de validar os projetos dos filhos, para que persistam em seus objetivos e não
desanimem em razão das dificuldades do contexto social. | pt_BR |
dc.description.abstract | Parents have taken on more and more responsibilities in supporting their son's professional
careers and, in this sense, they have become protagonists in a process in which the quality of
their son's educational and professional careers depends on the quality of the support they offer
them. Such considerations open space for questions about parents' expectations and desires
regarding their son's life purpose and the continuity of their adult lives. The general objective
of this study was to investigate the conceptions and expectations of parents regarding their son's
life purpose during the transition from adolescence to adulthood. The specific objectives were:
(a) to access the parents' conception of their own life purposes and those of their son, (b)
understand what feelings and expectations exist in relation to their adolescent son's purposes in
the transition to adulthood, (c) identify the affective and material investments that parents make
to support their son's development, (d) compare the discursive content between two groups of
parents, those whose son study in public schools and others in private schools. To this end,
qualitative research of an exploratory nature was conducted in which 10 (ten) parents of
teenagers (7 mothers and 3 fathers) participated, organized for collection purposes into Group
I - parents who have children in private schools, and Group II - parents who have children in
public schools. The children's ages varied between 17 and 20 years old, a period marked by the
completion of high school, entry into higher education or entry into the world of work. Three
instruments were used to collect data: (a) Sociodemographic Data Sheet, (b) Brazil Economic
Classification Criteria Questionnaire; (c) Semi-structured Interview about the Life Project of
Parents and Children. The data was analyzed using thematic analysis (TA), which aimed to
identify, analyze, interpret and report patterns (themes) from collected data. The Consolidated
Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) was used to ensure the quality of
qualitative research. The results indicated that participants have positive expectations regarding
their son's PVs, even though they worry that, at the present moment, they do not demonstrate
the autonomy to undertake concrete actions to achieve them. Parents are concerned about their
son's current and future performance and mobilize emotionally and materially to support them.
In this aspect, the results indicated that the way of supporting son's PV is marked by social
inequalities, since parents in group I make ostensible investments in sophisticated equipment
for their son, unlike parents in group II, who make fewer investments financial and feel the
need to validate their son's projects, so that they persist in their goals and do not become
discouraged due to the difficulties of the social context. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | projetos de vida | pt_BR |
dc.subject | adolescência | pt_BR |
dc.subject | psicologia da família | pt_BR |
dc.subject | psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | life purpose | pt_BR |
dc.subject | adolescence | pt_BR |
dc.subject | family psychology | pt_BR |
dc.subject | developmental psychology | pt_BR |
dc.title | Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta | pt_BR |
dc.title.alternative | Parents' conceptions and expectations regarding their children's life project in the transition from adolescence to adulthood | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5056654644371763 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.referee | Cury, Vera Engler | |
puc.referee | Boeckel, Mariana Gonçalves | |
puc.refereeLattes | 3414308343809480 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3669079636938542 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |