dc.contributor.advisor | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
dc.contributor.author | Francisco-Ritoni, Caroline de Fátima | |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T15:07:36Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T15:07:36Z | |
dc.date.issued | 2023-12-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17148 | |
dc.description.abstract | Projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas definidas pelo sujeito que
seja significativo para o eu e para além do eu. Evidências indicam que a conquista de um
espaço profissional vai além do diploma da faculdade e que o período marcado pela
transição do ensino superior para o mercado de trabalho implica na reavaliação de metas
profissionais e pessoais. A COVID-19 foi detectada pela primeira vez em dezembro de
2019 na China. Com o alto índice de contaminação, a Organização Mundial da Saúde
declarou a COVID-19 como um problema de saúde pública internacional. O isolamento
social e a quarentena foram implantados em todo o mundo numa tentativa de conter a
contaminação. Uma das consequências dessas medidas de contenção, foi a necessidade
de reinventar o trabalho dos profissionais de Psicologia, o que incluiu os recém-formados.
Posto isso, o objetivo deste estudo foi compreender quais as concepções de psicólogas(os)
recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia no PV. Pretendeu-se: (a)
compreender quais as concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a
influência da pandemia em sua inserção no mercado de trabalho, e (b) entender como foi
ser uma psicóloga(o) recém-formada(o) no período inicial da pandemia. Foi realizada
uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Participaram do estudo oito psicólogas(os)
(6 mulheres e 2 homens) que concluíram a graduação no final de 2019, escolhidos por
meio da técnica de conveniência da bola de neve. Foram utilizados o Questionário de
Dados Sociodemográficos, o Inventário das Dimensões da Adultez Emergente e o
Protocolo de Entrevista Semiestruturada sobre Projetos de Vida para Egressos do Curso
de Psicologia, elaborado para este estudo. As psicólogas(os) foram entrevistadas
individualmente e as entrevistas foram realizadas de maneira on-line. Os dados da
entrevista foram analisados a partir da Análise Temática. Foi seguido o Consolidated
Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para assegurar a qualidade da
pesquisa qualitativa. Os resultados indicaram que as dimensões da Adultez Emergente de
maior concordância entre as participantes foi otimismo em relação ao futuro e foco em si
mesmo. A partir da análise temática foram elencados dois temas: Implicações da
Pandemia no PV e Implicações da Pandemia na atuação da Profissão. Os resultados
indicaram que a maioria das participantes não possui projetos de vida bem definidos.
Observou que a vivência da pandemia da COVID-19 alterou os projetos profissionais das
participantes, e que a maioria das participantes se estabeleceu na área clínica, por ser a
possibilidade possível diante do contexto, mesmo que não fizesse parte de seus projetos
de vida durante a graduação. Sobre a atuação profissional enquanto recém-formada, as
participantes relataram que, apesar das dificuldades como sentimentos aversivos advindos
da transição universidade-mercado de trabalho e da vivência da pandemia, foi possível
identificar possibilidades como o advento dos atendimentos psicológicos de maneira on line e da procura por terapia. Espera-se que este estudo evidencie a importância de
promover reflexões acerca de projetos de vida e desenvolvimento de carreira durante a
graduação. Sugere-se que mais pesquisas sejam feitas com essa população, considerando
o momento pós-pandêmico a suas especificidades de formação e mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Purpose is understood as a set of goals defined by the individual that is meaningful for
oneself and beyond oneself. Evidence indicates that achieving professional success goes
beyond obtaining a college degree and that the period marked by the transition from
higher education to the job market involves a reassessment of professional and personal
goals. COVID-19 was first detected in December 2019 in China. With a high rate of
contamination, the World Health Organization declared COVID-19 a global public health
problem. Social isolation and quarantine were implemented worldwide in an attempt to
contain the spread. One consequence of these containment measures was the need to
reinvent the work of psychology professionals, including recent graduates. Therefore, the
aim of this study was to understand the influences of the pandemic on the life project of
newly graduated psychologists. The objectives were: (a) to understand how the pandemic
influenced the entry of these graduates into the job market, and (b) to understand what it
was like to be a newly graduated psychologist during the initial period of the pandemic.
A qualitative descriptive research was conducted, and eight psychologists (6 women and
2 men) who graduated at the end of 2019 participated in the study, selected through the
snowball sampling technique. The Sociodemographic Data Questionnaire, the Inventory
of Emerging Adulthood Dimensions, and the Semi-structured Interview Protocol on
Purpose for Psychology Graduates, developed for this study, were used. Psychologists
were interviewed individually, and the interviews were conducted online. Thematic
analysis was used to analyze the interview data. The Consolidated Criteria for Reporting
Qualitative Research (COREQ) was followed to ensure the quality of the qualitative
research. The results indicated that the dimensions of Emerging Adulthood with the
highest agreement among participants were optimism about the future and self-focus.
Two themes were identified through thematic analysis: Implications of the Pandemic on
Life Projects and Implications of the Pandemic on Professional Practice. The results
indicated that the majority of participants did not have well-defined life projects. It was
observed that the experience of the COVID-19 pandemic altered the professional projects
of the participants, and most of them established themselves in the clinical field, as it was
a feasible possibility given the context, even if it was not part of their life projects during
their undergraduate studies. Regarding professional practice as a recent graduate,
participants reported that, despite difficulties such as aversive feelings arising from the
university-to-work transition and experiencing the pandemic, it was possible to identify
opportunities such as the advent of online psychological services and an increased
demand for therapy. It is hoped that this study highlights the importance of promoting
reflections on life projects and career development during undergraduate studies. It is
suggested that further research be conducted with this population, considering the post pandemic period and its specificities in terms of education and the job market. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional-projeto de vida | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | pandemia | pt_BR |
dc.subject | Psychology | pt_BR |
dc.subject | Professional Training -Purpose | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.title | Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptions of recently graduated psychologists about the influence of the coronavirus pandemic COVID-19 in your life projects | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5153738043009839 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.referee | Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo | |
puc.referee | Dias, Ana Cristina Garcia | |
puc.refereeLattes | 5057292997836738 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4485625659677820 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |