Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok
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Mediatization, consumption and meditation: a discursive study by Monja Coen on the TikTok platformAutor
Martins, Gabriela Pimenta
Orientador
Silva, Marcelo Pereira daData de publicação
18/12/2023Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Nossa pesquisa aborda os temas midiatização e consumo, além de
explicitar uma visão hipermoderna de práticas meditativas sob a perspectiva
da interdisciplinaridade, considerando campos como história das religiões,
sociologia, comunicação, análise de discurso e mídia. Exploramos a
intersecção entre religiosidade, consumo e mídias sociais digitais, com foco
no discurso sobre meditação e práticas budistas, destacando o papel do
universo virtual na produção, circulação e disseminação desses temas e
conteúdos. Observamos que a sociedade hipermoderna levanta questões
sobre espiritualidade, fé e experiências religiosas em contextos laicos,
questionando a persistência das crenças religiosas e como elas se adaptam
à era da midiatização. A pesquisa também discute a imbricação de religião,
mídia e sociedade, levando em conta a secularização e o pluralismo
religioso em um contexto no qual cresce o interesse por práticas de
meditação bem como a evolução de aspectos místicos para benefícios
comprovados cientificamente, e sua onipresença nas redes sociais on-line.
Destacamos a influência das mídias, incluindo a plataforma TikTok, na
circulação de conteúdo relacionado à meditação, influenciando a forma
como os indivíduos interagem com a religiosidade no ecossistema digital,
com ênfase no funcionamento do discurso de "Monja Coen", nosso foco
estudo. This research addresses the themes of mediatization and consumption, in
addition to explicating a hypermodern view of meditative practices from the
perspective of interdisciplinarity, considering fields such as the history of
religions, sociology, communication, discourse analysis, and media. We
explore the intersection between religiosity, consumption, and digital social
media, with a focus on the discourse surrounding meditation and Buddhist
practices, highlighting the role of the virtual universe in the production,
circulation, and dissemination of these themes and content. We observe that
hypermodern society raises questions about spirituality, faith, and religious
experiences in secular contexts, questioning the persistence of religious
beliefs and how they adapt to the age of mediatization. The research also
discusses the interweaving of religion, media, and society, taking into
account secularization and religious pluralism in a context where there is a
growing interest in meditation practices, as well as the evolution from
mystical aspects to scientifically proven benefits, and their omnipresence on
online social networks. We highlight the influence of the media, including the
TikTok platform, on the circulation of content related to meditation,
influencing how individuals interact with religiosity in the digital ecosystem,
with an emphasis on the discourse of "Monja Coen," our study focus.
Palavras-chave
MidiatizaçãoConsumo
Meditação
Discurso
Monja Coen
Mediatization
Consumption
Meditation
Discourse