dc.contributor.advisor | Mariani, Ceci Maria Costa Baptista | |
dc.contributor.author | Melo, Marcos Antonio Radaelli de | |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T18:02:10Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T18:02:10Z | |
dc.date.issued | 2023-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17153 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa toma como objeto de investigação a espiritualidade proposta por Santo
Inácio de Loyola, que viveu no século XVI, em pleno período conhecido como Renascimento,
marcado por profundas transformações. Seu referencial são os Exercícios Espirituais (EE), uma
proposta metódica e sistemática para um retiro compreendido em quatro semanas, durante as
quais o exercitante é orientado por uma pessoa perita para ajudá-lo em cada etapa. Este trabalho
tem como objetivo demonstrar se e como a espiritualidade inaciana, considerada um fenômeno
religioso-espiritual no referido período, valoriza a subjetividade e interioridade humana,
consideradas elementos característicos de sua mística, em vista de uma maior comunhão com
Deus, na conceção cristã católica. Tomando como método a fenomenologia contemporânea de
Juan Martín Velasco, e partindo do ambiente cultural, eclesial e espiritual da renascença,
impregnados das heranças antigas e medievais do pensamento filosófico-teológico, a pesquisa
traça o perfil da antropologia da referida espiritualidade, demonstrando, fenomenologicamente,
a partir da vida de seu criador e da dinâmica interna dos EE, como sua mística supõe elementos
da própria ontologia humana. Dessa maneira, é possível traçar um caminho que parte da
descrição do fenômeno que, embora complexo, tem como referência, para delimitação, o
próprio objeto, considerando a diversidade histórica e cultural que o envolve. Dessa forma, o
referido fenômeno, temporalmente situado, possui elementos próprios da Idade Média que já
sinalizam para a posterior Idade Moderna, de modo que foi possível traçar seu perfil
antropológico, a partir de elementos presentes na filosofia e teologia medievais, sobretudo
tomasiana. Estas correlações, enfim, demonstraram que a mística inerente à proposta inaciana
tem como critério o que os cristãos católicos denominam como “graça divina”, sem, no entanto,
rechaçar a própria ontologia humana no estabelecimento de uma relação íntima com o mistério,
sobretudo na valorização da subjetividade e sua interioridade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research takes as its object of investigation the spirituality proposed by Saint
Ignatius of Loyola, who lived in the 16th century, in the middle of the period known as the
Renaissance, marked by profound transformations. Its reference is the Spiritual Exercises (EE),
a methodical and systematic proposal for a retreat lasting four weeks, during which the exerciser
is guided by an expert to help him at each stage. This work aims to demonstrate whether and
how Ignatian spirituality, considered a religious-spiritual phenomenon in that period, values
human subjectivity and interiority, considered characteristic elements of its mysticism, in view
of a greater communion with God, in the Catholic Christian conception. Taking as a method
the contemporary phenomenology of Juan Martín Velasco, and starting from the cultural,
ecclesiastical and spiritual environment of the Renaissance, impregnated with the ancient and
medieval legacies of philosophical-theological thought, the research traces the profile of the
anthropology of said spirituality, demonstrating, phenomenologically, based on the life of its
creator and the internal dynamics of the EE, as its mystique presupposes elements of human
ontology itself. In this way, it is possible to trace a path that starts from the description of the
phenomenon which, although complex, has as a reference, for delimitation, the object itself,
considering the historical and cultural diversity that surrounds it. In this way, the
aforementioned phenomenon, temporally situated, has elements typical of the Middle Ages that
already point to the later Modern Age, so that it was possible to trace its anthropological profile,
based on elements present in medieval philosophy and theology, especially Thomasian. These
correlations, finally, demonstrated that the mysticism inherent to the Ignatian proposal has as
its criterion what Catholic Christians call “divine grace”, without, however, rejecting human
ontology itself in establishing an intimate relationship with the mystery, especially in the
valorization of subjectivity and its interiority. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Inácio de Loyola | pt_BR |
dc.subject | mística | pt_BR |
dc.subject | espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Exercícios Espirituais | pt_BR |
dc.subject | Ignatius of Loyola | pt_BR |
dc.subject | mysticism | pt_BR |
dc.subject | spirituality | pt_BR |
dc.subject | phenomenology | pt_BR |
dc.subject | Spiritual Exercises | pt_BR |
dc.title | A Espiritualidade Inaciana como fenômeno de valorização da subjetividade e interioridade humana | pt_BR |
dc.title.alternative | Ignatian Spirituality as a phenomenon of valuing subjectivity and interiority human | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2296164230812792 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 1239116985139813 | pt_BR |
puc.referee | Brito, Enio Jose da Costa | |
puc.referee | Gonçalves, Paulo Sérgio Lopes | |
puc.refereeLattes | 4048611047638668 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6264934038329902 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Ciências da Religião | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |