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dc.contributor.advisorMariani, Ceci Maria Costa Baptista
dc.contributor.authorMelo, Marcos Antonio Radaelli de
dc.date.accessioned2024-02-15T18:02:10Z
dc.date.available2024-02-15T18:02:10Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17153
dc.description.abstractA presente pesquisa toma como objeto de investigação a espiritualidade proposta por Santo Inácio de Loyola, que viveu no século XVI, em pleno período conhecido como Renascimento, marcado por profundas transformações. Seu referencial são os Exercícios Espirituais (EE), uma proposta metódica e sistemática para um retiro compreendido em quatro semanas, durante as quais o exercitante é orientado por uma pessoa perita para ajudá-lo em cada etapa. Este trabalho tem como objetivo demonstrar se e como a espiritualidade inaciana, considerada um fenômeno religioso-espiritual no referido período, valoriza a subjetividade e interioridade humana, consideradas elementos característicos de sua mística, em vista de uma maior comunhão com Deus, na conceção cristã católica. Tomando como método a fenomenologia contemporânea de Juan Martín Velasco, e partindo do ambiente cultural, eclesial e espiritual da renascença, impregnados das heranças antigas e medievais do pensamento filosófico-teológico, a pesquisa traça o perfil da antropologia da referida espiritualidade, demonstrando, fenomenologicamente, a partir da vida de seu criador e da dinâmica interna dos EE, como sua mística supõe elementos da própria ontologia humana. Dessa maneira, é possível traçar um caminho que parte da descrição do fenômeno que, embora complexo, tem como referência, para delimitação, o próprio objeto, considerando a diversidade histórica e cultural que o envolve. Dessa forma, o referido fenômeno, temporalmente situado, possui elementos próprios da Idade Média que já sinalizam para a posterior Idade Moderna, de modo que foi possível traçar seu perfil antropológico, a partir de elementos presentes na filosofia e teologia medievais, sobretudo tomasiana. Estas correlações, enfim, demonstraram que a mística inerente à proposta inaciana tem como critério o que os cristãos católicos denominam como “graça divina”, sem, no entanto, rechaçar a própria ontologia humana no estabelecimento de uma relação íntima com o mistério, sobretudo na valorização da subjetividade e sua interioridade.pt_BR
dc.description.abstractThe present research takes as its object of investigation the spirituality proposed by Saint Ignatius of Loyola, who lived in the 16th century, in the middle of the period known as the Renaissance, marked by profound transformations. Its reference is the Spiritual Exercises (EE), a methodical and systematic proposal for a retreat lasting four weeks, during which the exerciser is guided by an expert to help him at each stage. This work aims to demonstrate whether and how Ignatian spirituality, considered a religious-spiritual phenomenon in that period, values human subjectivity and interiority, considered characteristic elements of its mysticism, in view of a greater communion with God, in the Catholic Christian conception. Taking as a method the contemporary phenomenology of Juan Martín Velasco, and starting from the cultural, ecclesiastical and spiritual environment of the Renaissance, impregnated with the ancient and medieval legacies of philosophical-theological thought, the research traces the profile of the anthropology of said spirituality, demonstrating, phenomenologically, based on the life of its creator and the internal dynamics of the EE, as its mystique presupposes elements of human ontology itself. In this way, it is possible to trace a path that starts from the description of the phenomenon which, although complex, has as a reference, for delimitation, the object itself, considering the historical and cultural diversity that surrounds it. In this way, the aforementioned phenomenon, temporally situated, has elements typical of the Middle Ages that already point to the later Modern Age, so that it was possible to trace its anthropological profile, based on elements present in medieval philosophy and theology, especially Thomasian. These correlations, finally, demonstrated that the mysticism inherent to the Ignatian proposal has as its criterion what Catholic Christians call “divine grace”, without, however, rejecting human ontology itself in establishing an intimate relationship with the mystery, especially in the valorization of subjectivity and its interiority.pt_BR
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInácio de Loyolapt_BR
dc.subjectmísticapt_BR
dc.subjectespiritualidadept_BR
dc.subjectfenomenologiapt_BR
dc.subjectExercícios Espirituaispt_BR
dc.subjectIgnatius of Loyolapt_BR
dc.subjectmysticismpt_BR
dc.subjectspiritualitypt_BR
dc.subjectphenomenologypt_BR
dc.subjectSpiritual Exercisespt_BR
dc.titleA Espiritualidade Inaciana como fenômeno de valorização da subjetividade e interioridade humanapt_BR
dc.title.alternativeIgnatian Spirituality as a phenomenon of valuing subjectivity and interiority humanpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes2296164230812792pt_BR
puc.advisorLattes1239116985139813pt_BR
puc.refereeBrito, Enio Jose da Costa
puc.refereeGonçalves, Paulo Sérgio Lopes
puc.refereeLattes4048611047638668pt_BR
puc.refereeLattes6264934038329902pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramCiências da Religiãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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