Qualidade no ensino superior? Polissemia conceitual à luz da visão de membros do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Título alternativo
Quality in higher education? Conceptual polysemy in the light of the vision of members of FORGES - Higher Education Management Forum in Portuguese Speaking Countries and RegionsAutor
Calderón, Adolfo-Ignacio
Ribeiro, Maynara de Oliveira
Mourato, Joaquim
Buza, Alfredo Gabriel
Mano, Margarida
Data de publicação
//2023Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este estudo parte do consenso na literatura científica quanto à polissemia do conceito de qualidade vinculado às formas de avalia-ção do Ensino Superior (ES). Teve por objetivo estudar as concepções de qualidade no ES existentes entre os membros do Eixo Qualidade do Ensino Superior da Academia FORGES, aqui considerados, em termos bourdieusianos, como especialistas e detentores de capital científico nos espaços em que interatuam. Além da pesquisa bibliográfica, este estudo qualitativo realizou a análise de conteúdo das discussões que permearam o 1º Encontro anual do Eixo supracitado, do qual participaram especialistas de diversos países lusófonos. No tocante às tendências, verificou-se que, independentemente do conceito utilizado, predomina a dicotomização epistemológica entre o objetivismo e o subjetivismo e entre as abordagens empírico-racionais e as sócio-críticas, embora haja evidências de abordagens híbridas que se colocam num meio termo, revelando a complexidade existente por trás da qualidade do ES. A ausência de consenso decorre da pluralidade de contextos em que indi-víduos estão inseridos, os quais, individualmente, dedicam seu trabalho acadêmico e práxico ao estudo e à procura de chamada qualidade no ES. Abstract: This study starts from the consensus in the scientific litera-ture about the polysemy of the concept of quality linked to the forms of evaluation of Higher Education (HE). It aimed to study the conceptions of quality in HE among the members of the Quality Axis of Higher Education of the FORGES Academy, considered here, in Bourdieusian terms, as experts and holders of scientific capital in the spaces in which they interact. In addition to the bibliographic research, this qualitative study carried out a content analysis of the discussions that permea-ted the 1st Annual Meeting of the Axis, in which experts from several Portuguese-speaking countries participated. Regarding trends, it was found that, regardless of the concept used, the epistemological dichoto-mization between objectivism and subjectivism and between empirical--rational and socio-critical approaches predominates, although there is evidence of hybrid approaches that place themselves in a middle ground, revealing the complexity existing behind the quality of ES. The lack of consensus stems from the plurality of contexts in which individuals are embedded, who individually devote their academic and praxis work to the study and the search for so-called quality in ES.
Palavras-chave
Qualidade no Ensino SuperiorAvaliação Educacional
Ensino Superior
Quality in Higher Education
Academia FORGES
FORGES
Educational Assessment
Higher Education
FORGES Academy