dc.contributor.advisor | Oliveira, Iára Bittante de | |
dc.contributor.author | Vieira, Vitória Bueno de Souza | |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T16:51:02Z | |
dc.date.available | 2024-03-20T16:51:02Z | |
dc.date.issued | 2023-11-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17209 | |
dc.description.abstract | Introdução: No conjunto das habilidades humanas para criar música, o canto
se destaca como a forma mais natural, antiga e individual de reproduzi-la. A
habilidade de cantar varia significativamente entre as pessoas, com algumas
sendo afinadas e outras, desafinadas. O processamento auditivo central
envolve processos que permitem uma análise acústica dos sons e organização
de informações auditivas. Para uma reprodução vocal eficiente do que se ouve,
é necessário uma boa audição e um processamento auditivo eficiente. Dessa
forma, um som pode ser captado, percebido, compreendido e finalmente,
reproduzido de forma harmônica. Objetivo: Realizar revisão de literatura para
verificar a existência de comprometimento de habilidades auditivas
relacionadas à afinação da voz em adultos, bem como analisá-las quanto à
forma de avaliar e formas de treinamento. Metodologia: Estudo de caráter
investigativo, descritivo analítico, em que foram selecionados estudos originais
por meio de teste de relevância, visando atender aos critérios de inclusão e
exclusão, consultando-se às bases de dados Biblioteca Online da Scientific
Eletronic Library (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em
Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura
Médica (MEDLINE), utilizando os descritores percepção auditiva, voz, canto e
música e seus correspondentes em inglês auditory perception, voice, singing e
music. Foram selecionados artigos científicos originais, referente ao período
entre 2002 e 2022, publicados na íntegra, disponíveis na língua portuguesa e
inglesa que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão do estudo.
Resultados: Encontrados, inicialmente, 401 artigos em português e 10.477 em
inglês, após os filtros e teste de relevância, resultaram cinco artigos. Foi
observado que as habilidades necessárias para a afinação vocal estão
relacionadas à resolução e ordenação temporal e que os testes utilizados para
identificar a integridade de tais habilidades foram Teste Padrão de Frequência
(TPF), Teste Padrão de Duração (TPD) e Random Gap Detection Test (RGDT),
tornando pesquisas com outros testes desnecessários mediante o foco
investigado do trabalho. Os TPF e TPD mostraram-se eficazes na identificação
da integridade do processamento temporal em indivíduos afinados. Contudo,
tanto o conhecimento e treinamento musicais contínuos, quanto o tratamento
clínico são eficazes para aprimorar o processamento temporal e,
consequentemente, melhorar a afinação vocal. Conclusão: Dificuldades de
afinação vocal estão relacionadas às habilidades auditivas de resolução
temporal e ordenação temporal. A capacidade do processamento temporal está
integralmente relacionada à música e o treinamento de habilidades auditivas
exerce influência na afinação vocal. As propostas de treinamentos visam
adequação do processamento auditivo temporal. Conhecimento e treinamento
musical contínuos, ou mesmo tratamento clínico, mostraram-se eficazes para o
desenvolvimento do processamento temporal e, possivelmente, corroboram
para o aprimoramento da afinação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Within the set of human abilities to create music, singing stands
out as the most natural, ancient and individual way of reproducing it. However,
the ability to sing varies significantly between people, with some being in tune
and others out of tune. Central auditory processing involves processes that
allow acoustic analysis of sounds and organization of auditory information.
Efficient vocal reproduction requires good hearing and efficient auditory
processing, so that a sound can be captured, perceived, understood and finally
reproduced in harmony. Objective: To carry out a literature review in order to
verify the existence of impaired auditory skills related to voice pitch
in adults, as well as analyzing them in terms of how they are assessed and how
they can be trained. Methodology: This is an investigative, descriptive and
analytical study in which original studies were selected using a relevance test to
meet the inclusion and exclusion criteria, consulting the Scientific Electronic
Library (SciELO), Latin American and Caribbean Health Sciences Literature
(LILACS) and the Medical Literature Online Search and Analysis System
(MEDLINE) databases, using the descriptors auditory perception, voice, singing
and music and their English counterparts. Original scientific articles were
selected from the period between 2002 and 2022, published in full, available in
Portuguese and English and meeting the study's inclusion and exclusion
criteria. Results: Initially, 401 articles were found in Portuguese and 10,477 in
English. After filtering and testing for relevance, five articles were found. It was
observed that the skills required for vocal pitch are predominantly related to
temporal resolution and ordering and that the tests used to identify the integrity
of these skills were FPST, DPT and RGDT, excluding other skills and making
research with other tests unnecessary given the focus of the study. The FPST
and DPT tests proved to be more effective in identifying the integrity of temporal
processing in tuned individuals. However, both continuous musical knowledge
and training and clinical treatment are effective in improving temporal
processing and, consequently, improving vocal pitch. Conclusion: vocal pitch
difficulties are related to the auditory skills of temporal resolution and temporal
ordering. Temporal processing ability is integrally related to music and auditory
skills training has an influence on vocal pitch. Proposals for training aimed at
adjusting auditory temporal processing, both knowledge and continuous musical
training, or even clinical treatment, have proved to be effective in developing
temporal processing and corroborating the improvement of pitch. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Percepção auditiva | pt_BR |
dc.subject | voz | pt_BR |
dc.subject | canto | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.subject | Auditory perception | pt_BR |
dc.subject | voice | pt_BR |
dc.subject | singing | pt_BR |
dc.subject | music | pt_BR |
dc.title | Afinação vocal e habilidades do processamento auditivo central: revisão de literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Vocal tuning and central auditory processing skills: literature review | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6045758189910355 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7262731846654870 | pt_BR |
puc.referee | Borges, Letícia Reis | |
puc.refereeLattes | 9149726496870354 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |