dc.contributor.advisor | Oliveira, Iára Bittante de | |
dc.contributor.author | Silva, Andressa Izabel Nunes Larangeira | |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T14:27:10Z | |
dc.date.available | 2024-03-21T14:27:10Z | |
dc.date.issued | 2022-11-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17226 | |
dc.description.abstract | Os hábitos vocais deletérios podem levar a quadros de disfonia, a qual pode
ser definida como dificuldade na produção da voz, o que pode impactar de forma
negativa na vida social e emocional da criança. O fonoaudiólogo é um profissional
qualificado e importante para atuar no tratamento da disfonia infantil. Este trabalho
tem como objetivo realizar uma revisão de literatura voltada aos hábitos vocais
deletérios infantis e a partir da análise do conteúdo selecionado elaborar uma
cartilha informativa relacionada à saúde da voz da criança. Para o desenvolvimento
do estudo foram selecionados cinco artigos publicados nas bases de dados Lilacs e
Scielo, que estudam os hábitos vocais deletérios associando-os aos quadros de
disfonia infantil. A partir da identificação dos hábitos de maior ocorrência nas
crianças disfônicas foi elaborada uma cartilha visando esclarecer às crianças não só
as consequências de tais hábitos como propostas de substituição destes por
comportamentos saudáveis à voz. O software utilizado para construção e design
criativo da cartilha foi o Canva e as ilustrações criadas no photoshop. A partir dos
resultados foi possível observar que os hábitos vocais mais apontados pelos estudos
foram gritar, falar alto esforço para falar, imitar vozes, falar sem descansar, falar
rápido, pigarrear e choro com esforço. As alterações de qualidade vocal mais
encontradas foram rugosidade, soprosidade e tensão. A faixa etária predominante
para disfonia detectada nos estudos foi entre seis e doze anos de idade, predomínio
do sexo masculino. Com base nesses dados foi elaborada uma cartilha visando à
conscientização da criança sobre hábitos vocais deletérios, bem como apresenta
uma proposta lúdica para motivá-la assumir formas de controle de comportamentos
vocais que visem à saúde da sua voz. | pt_BR |
dc.description.abstract | Deleterious vocal habits can lead to dysphonia, which can be defined as difficulty in
voice production, which can negatively impact the child's social and emotional life.
The speech therapist is a qualified and important professional to act in the treatment
of childhood dysphonia. This work aims to conduct a literature review focused on
children's deleterious vocal habits and from the analysis of the selected content to
elaborate an informative booklet related to the health of the child's voice. For the
development of the methodology, five articles published in lilacs and scielo
databases were selected, which study deleterious vocal habits associating them with
children's dysphonia. From the identification of the habits of greater in dysphonic
children, a booklet was elaborated to clarify to children not only the consequences of
such habits but also proposals to replace them with healthy behaviors to the voice.
The software used for construction and creative design of the booklet was Canva and
the illustrations created in photoshop. From the results it was possible to observe that
the vocal habits most pointed out by the studies were screaming, speaking loud effort
to speak, imitating voices, speaking without resting, talking fast, pigarrear and crying
with effort. The most common vocal quality alterations were roughness, breathand
tension. The predominant age group for dysphonia detected in the studies was
between six and twelve years of age, predominance of males. Based on these data,
a booklet was elaborated to raise the child's awareness of deleterious vocal habits,
as well as present a playful proposal to motivate them to assume ways of controlling
vocal behaviors aimed at the health of his voice. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Disfonia | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Distúrbios da voz | pt_BR |
dc.subject | Saúde da criança | pt_BR |
dc.subject | Child | pt_BR |
dc.subject | Dysphonia | pt_BR |
dc.subject | Voice | pt_BR |
dc.subject | Health Promotion | pt_BR |
dc.subject | Voice Disorders | pt_BR |
dc.subject | Child Health | pt_BR |
dc.title | Cartilha motivadora para educação vocal infantil: proposta com base em revisão de literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Motivating booklet for children's vocal education: proposal based on a literature review | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ND | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7262731846654870 | pt_BR |
puc.referee | Ghirardi, Ana Carolina de Assis Moura | |
puc.refereeLattes | 2583490762745325 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |