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dc.contributor.advisorOliveira, Iára Bittante de
dc.contributor.authorSilva, Andressa Izabel Nunes Larangeira
dc.date.accessioned2024-03-21T14:27:10Z
dc.date.available2024-03-21T14:27:10Z
dc.date.issued2022-11-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17226
dc.description.abstractOs hábitos vocais deletérios podem levar a quadros de disfonia, a qual pode ser definida como dificuldade na produção da voz, o que pode impactar de forma negativa na vida social e emocional da criança. O fonoaudiólogo é um profissional qualificado e importante para atuar no tratamento da disfonia infantil. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura voltada aos hábitos vocais deletérios infantis e a partir da análise do conteúdo selecionado elaborar uma cartilha informativa relacionada à saúde da voz da criança. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionados cinco artigos publicados nas bases de dados Lilacs e Scielo, que estudam os hábitos vocais deletérios associando-os aos quadros de disfonia infantil. A partir da identificação dos hábitos de maior ocorrência nas crianças disfônicas foi elaborada uma cartilha visando esclarecer às crianças não só as consequências de tais hábitos como propostas de substituição destes por comportamentos saudáveis à voz. O software utilizado para construção e design criativo da cartilha foi o Canva e as ilustrações criadas no photoshop. A partir dos resultados foi possível observar que os hábitos vocais mais apontados pelos estudos foram gritar, falar alto esforço para falar, imitar vozes, falar sem descansar, falar rápido, pigarrear e choro com esforço. As alterações de qualidade vocal mais encontradas foram rugosidade, soprosidade e tensão. A faixa etária predominante para disfonia detectada nos estudos foi entre seis e doze anos de idade, predomínio do sexo masculino. Com base nesses dados foi elaborada uma cartilha visando à conscientização da criança sobre hábitos vocais deletérios, bem como apresenta uma proposta lúdica para motivá-la assumir formas de controle de comportamentos vocais que visem à saúde da sua voz.pt_BR
dc.description.abstractDeleterious vocal habits can lead to dysphonia, which can be defined as difficulty in voice production, which can negatively impact the child's social and emotional life. The speech therapist is a qualified and important professional to act in the treatment of childhood dysphonia. This work aims to conduct a literature review focused on children's deleterious vocal habits and from the analysis of the selected content to elaborate an informative booklet related to the health of the child's voice. For the development of the methodology, five articles published in lilacs and scielo databases were selected, which study deleterious vocal habits associating them with children's dysphonia. From the identification of the habits of greater in dysphonic children, a booklet was elaborated to clarify to children not only the consequences of such habits but also proposals to replace them with healthy behaviors to the voice. The software used for construction and creative design of the booklet was Canva and the illustrations created in photoshop. From the results it was possible to observe that the vocal habits most pointed out by the studies were screaming, speaking loud effort to speak, imitating voices, speaking without resting, talking fast, pigarrear and crying with effort. The most common vocal quality alterations were roughness, breathand tension. The predominant age group for dysphonia detected in the studies was between six and twelve years of age, predominance of males. Based on these data, a booklet was elaborated to raise the child's awareness of deleterious vocal habits, as well as present a playful proposal to motivate them to assume ways of controlling vocal behaviors aimed at the health of his voice.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDisfoniapt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectDistúrbios da vozpt_BR
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectDysphoniapt_BR
dc.subjectVoicept_BR
dc.subjectHealth Promotionpt_BR
dc.subjectVoice Disorderspt_BR
dc.subjectChild Healthpt_BR
dc.titleCartilha motivadora para educação vocal infantil: proposta com base em revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeMotivating booklet for children's vocal education: proposal based on a literature reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattesNDpt_BR
puc.advisorLattes7262731846654870pt_BR
puc.refereeGhirardi, Ana Carolina de Assis Moura
puc.refereeLattes2583490762745325pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramFonoaudiologiapt_BR


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