dc.contributor.advisor | Zuben, Newton Aquiles von | |
dc.contributor.author | Souto, Felipe de Queiroz | |
dc.date.accessioned | 2024-04-03T12:42:03Z | |
dc.date.available | 2024-04-03T12:42:03Z | |
dc.date.issued | 2021-02-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17233 | |
dc.description.abstract | Idade do Espírito é um conceito do monge medieval Joaquim de Fiore com o qual ele
compreendia a etapa histórica após a Idade do Filho, que sucede a Idade do Pai. Assim,
em uma teologia trinitária da história, Fiore formulou a ideia de épocas históricas que se
constituem conforme a revelação e a realização da mensagem judaico-cristã. É de Joaquim
de Fiore que o filósofo italiano Gianni Vattimo toma o conceito de Idade do Espírito, porém
ele o utiliza para categorizar a pós-modernidade como o período profetizado pelo monge
medieval. Vattimo entende a pós-modernidade como uma etapa da história posterior à
modernidade, mas que ainda mantém com ela uma relação de convalescença, de modo
que a pós-modernidade emerge da própria constituição do mundo moderno e de sua crise.
A tarefa primeira da dissertação é identificar como se dá no pensamento de Vattimo a
relação entre a pós-modernidade e a Idade do Espírito, conceito que está no cenário do
desenvolvimento teórico desta pesquisa. Essa junção é possibilitada por Vattimo quando
ele toma a hermenêutica como pressuposto metodológico de sua filosofia da religião. A
hermenêutica é a koiné da pós-modernidade que nasce com as filosofias antimetafísicas
de Nietzsche e Heidegger e que é associada ao cristianismo pelo filósofo italiano. Nessa
perspectiva, os autores alemães são cristãos à medida que levam a cabo a mesma tarefa
da mensagem judaico-cristã, a saber, a destruição da metafísica. Esse é o campo da pós modernidade ou, ainda, da Idade do Espírito que tem na sua proposta a urgência de pôr
fim ao pensamento metafísico pela hermenêutica ou, em Vattimo, por meio do pensiero
debole. Com a hermenêutica pós-moderna, o filósofo traz em suas reflexões acerca da
filosofia da religião questões importantes para pensarmos o enfraquecimento da
ontoteologia como, por exemplo, na interpretação bíblica, a validade dos dogmas e o
pressuposto da verdade como adaequatio. O desenvolvimento dessa problemática levou
Vattimo a abordar outro aspecto para fundar sua experiência de mundo e, sobretudo, da
religião. Em seus escritos de filosofia da religião, ele elege a caritas como a práxis do
evangelho e a única a não possuir fundamento metafísico na Sagrada Escritura. O conceito
de caridade é norteador de toda a reflexão de Vattimo a respeito da pós-modernidade, já
que ela pressupõe a hermenêutica e o diálogo como aspectos necessários para a formação
da interpretação da realidade que jamais pode ser tomada por si mesma. Daqui se
desenvolvem as implicações práticas que o pensamento de Vattimo favorece e que podem
ser vistas na sua compreensão sobre a violência, o futuro do cristianismo e a política
mundial. Como método de pesquisa, utilizamo-nos da hermenêutica filosófica para
adentrarmos às obras do autor e elegemos o conceito de Idade do Espírito como chave de
entrada no pensamento de Vattimo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Spirit’s Age is a concept of the medieval monk Joachim of Fiore with which he understood
the historical stage after the Son’s Age, which succeeds the Father’s Age. So, in Trinitarian
theology of history, Fiore formulated the idea of historical epochs that constitute by the
relationship and realization of the judeo-christian message. Gianni Vattimo take the concept
Spirit’s Age of Joachim of Fiore. Yet he uses it for to categorize the postmodernity as the
epoch prophesied by medieval monk. Vattimo understand the postmodernity as a time of
history after modernity, but it keeps with the modernity a convalescent relationship, so that
postmodernity emerges from the modern world and its crisis. The first task of dissertation
is to identify how is in Vattimo’s thinking the relationship between postmodernity and Spirit’s
Age. This concept is at background of the development of this research. This joint is made
possible by Vattimo because he takes the hermeneutic as methodological assumption of
his philosophy of religion. The hermeneutic is the koiné of post-modernity that is born with
antimetaphysical philosophies of Nietzsche and Heidegger. These authors are associated
with Christianity by Vattimo. In this perspective, the German philosophers are Christians
because they carry out the same task of Judeo-Christian message, i. e., the destruction of
metaphysics. This is the field of postmodernity or Spirit’s Age that has its purpose the
urgency to put an end in metaphysical thinking through hermeneutics or, by Vattimo,
through pensiero debole. With the postmodernity hermeneutics, the philosopher brings in
his reflections on philosophy of religion important questions for us to think of the weakening
of onto-theology as, for example, in the biblical interpretation, validity of dogmas and truth
as adaequatio. The development of this problem led Vattimo to approach another aspect to
form his world experience and his religion experience. In his writings of philosophy of
religion, he appoints the caritas as the praxis of gospel and the only one without a
metaphysical foundation in the Sacred Scripture. The concept of charity guides all reflection
of Vattimo about the postmodernity since it presupposes hermeneutic and dialogue as
necessary aspects for the interpretation of reality that can never be understood by itself.
Hence, it develops the practical implications that Vattimo’s thought favors and that can be
seen in his understanding about the violence, the future of Christianity and the world politics.
We used the hermeneutic philosophy as a research methodology to access the works of
the author and we appoint the concept of Spirit’s Age as input key in Vattimo’s thinking. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Idade do Espírito | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Cristianismo não religioso | pt_BR |
dc.subject | caritas | pt_BR |
dc.subject | Spirit’s Age | pt_BR |
dc.subject | Postmodernity | pt_BR |
dc.subject | Hermeneutics | pt_BR |
dc.subject | Christianity non-religious | pt_BR |
dc.title | A pós-modernidade como idade do espírito: a realização do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo | pt_BR |
dc.title.alternative | Postmodernity as an age of the spirit: the realization of non-religious Christianity by Gianni Vattimo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 2019/13459-8 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1959139365949373 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7163247118278465 | pt_BR |
puc.referee | Ferreira, Vicente de Paula | |
puc.referee | Gonçalves, Paulo Sérgio Lopes | |
puc.refereeLattes | 1686632467456246 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6264934038329902 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Ciências da Religião | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |