dc.contributor.advisor | Barsalini, Glauco | |
dc.contributor.author | Spina, Henrique Jardim | |
dc.date.accessioned | 2024-04-04T19:42:23Z | |
dc.date.available | 2024-04-04T19:42:23Z | |
dc.date.issued | 2024-02-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17238 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação aprofunda a relação entre os pensadores Giorgio Agamben e
Roberto Esposito sobre o que diz respeito à leitura crítica da Teologia Política. Como
horizonte, objetivou-se o conceito de dispositivo cunhado na obra de Michel Foucault e
a leitura que os autores constroem ao arredor da metodologia foucaultiana. Nesse âmbito,
foi traçado uma linha interpretativa dos conceitos de oikonomia e pessoa ao longo de três
momentos históricos: na tradição teológica dos primeiros anos da igreja cristã, que,
genealogicamente, pôde conceitualizar o dogma trinitário e, mais precisamente, a
concepção do termo oikonomia em técnica governamental; no medievo, sobre o qual, com
apoio teórico do historiador Ersnt Kantorowicz, foi encontrado elementos fundantes da
técnica oikonômica vinculados à uma concepção - secular e eclesiástica - da noção de
pessoa; e no pensamento filosófico-jurídico da modernidade, abordando o
desenvolvimentos das técnicas apresentadas anteriormente dentro de quatro principais
autores: Hobbes, Locke, Kant e Hegel. Posterior, buscou-se considerar o núcleo comum
dos elementos desenvolvidos por Agamben e Esposito no contexto etimológico da
palavra skulans do Goda e suas derivações (dever, dívida e culpa), assim, possibilitando
um maior enfoque teórico na relação das duas obras. Pôde-se, portanto, compreender em
que momento Agamben e Esposito se distanciam e se aproximam, concluindo-se que, ao
lado de um diagnóstico crítico compartilhado, a proposta política de comunidade dos
autores pontua os limites de suas relações. Aqui, enquanto Agamben se preocupava em
desativar os mecanismos de uma comunidade do domínio, diversamente, Esposito
procurava redirecionar a communitas latina, reestruturando a própria concepção de dever
e dívida. Ademais, a dissertação, com um breve desenvolvimento da relação socio etimológica das palavras munus e officium, procurou abrir espaço investigativo além dos
limites conceituas das duas obras. Para tanto, considerando que em nenhum dos dois casos
vemos um campo conceitual e crítico esgotado em suas interpretações. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation deepens the relationship between the thinkers Giorgio Agamben and
Roberto Esposito regarding the critical interpretation of Political Theology. The
conceptual framework revolves around Michel Foucault's notion of the "dispositif"
(apparatus), and the author’s interpretation of Foucauldian methodology. Within this
scope, an interpretative line was drawn for the concepts of "oikonomia" and "person"
across three historical moments: in the theological tradition of the early years of the
Christian church, which – genealogically - could conceptualize the trinitarian dogma and,
more precisely, the understanding of the term oikonomia as a governmental technique; in
the medieval period where, with the theoretical support of historian Ernst Kantorowicz,
foundational elements of oikonomic technique were found, linked to a - secular and
ecclesiastical - conception of the notion of person; and in the juridical-philosophical
thought of modernity, addressing the developments of the previously presented
techniques within four main authors: Hobbes, Locke, Kant, and Hegel. Subsequently, the
dissertation considered the common core of the elements developed by Agamben and
Esposito in the etymological context of the Gothic word "skulans" and its derivations
(duty, debt, and guilt), thus allowing for a greater theoretical focus on the relationship
between the two works. It was possible, therefore, to understand when Agamben and
Esposito diverge and converge, concluding that, alongside a shared critical diagnosis, the
author's political proposal for community highlights the limits of their relations. Here,
while Agamben was concerned with deactivating the mechanisms of a dominion
community, conversely, Esposito sought to redirect the Latin communitas, restructuring
the very conception of duty and debt. Furthermore, the dissertation, with a brief
development of the socio-etymological relationship between the words "munus" and
"officium," sought to open an investigative space beyond the conceptual boundaries of the
two works. In doing so, considering that in neither of the two cases do we see a conceptual
and critical field exhausted in its interpretations. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Roberto Esposito | pt_BR |
dc.subject | Giorgio Agamben | pt_BR |
dc.subject | dispositivo | pt_BR |
dc.subject | Ontologia | pt_BR |
dc.subject | Teologia Política | pt_BR |
dc.subject | dispositif | pt_BR |
dc.subject | ontology | pt_BR |
dc.subject | political theology | pt_BR |
dc.title | Dispositivo, Pessoa e Comunidade em Giorgio Agamben e Roberto Esposito | pt_BR |
dc.title.alternative | Device, Person and Community in Giorgio Agamben and Roberto Esposito | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3239314573187282 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3030219210729027 | pt_BR |
puc.referee | Giacoia Junior, Oswaldo | |
puc.referee | Barros, Douglas Ferreira | |
puc.refereeLattes | 5455563158125090 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4396269727605413 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Ciências da Religião | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |