dc.contributor.advisor | Mendonça, Samuel | |
dc.contributor.author | Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca | |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T17:45:20Z | |
dc.date.available | 2024-04-19T17:45:20Z | |
dc.date.issued | 2024-02-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17267 | |
dc.description.abstract | A autonomia - que se baseia em consciência, independência e liberdade para a
tomada de decisões - se mostra cada vez mais presente nas práticas pedagógicas do
campo das Relações Públicas, uma vez que essa área exige de seus discentes que
desempenhem papéis reflexivos e proativos, por meio de estímulos durante seu
processo de formação. A literatura especializada aponta para uma correspondência
direta entre o perfil de discentes autorregulados e a obtenção de melhores resultados
no processo de ensino e aprendizagem. Neste estudo, investiguei como as práticas
educativas indicadas pelos docentes de cursos de Relações Públicas de diversas IES
podem influenciar nessa relação. Para tal, parti da hipótese segundo a qual tais
práticas são dotadas de estratégias relacionadas aos construtos da autorregulação da
aprendizagem. A pergunta principal que guia a pesquisa consiste em: “Para os
docentes dos cursos de Relações Públicas no Brasil, como é possível ressignificar as
práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem por meio da
autorregulação, com ênfase na autonomia?” O objetivo geral consistiu em analisar as
concepções e os aspectos das práticas educativas adotadas por esses docentes
como promotoras da autorregulação e de autonomia para o discente. Os objetivos
específicos são: (i) identificar se há práticas educativas docentes promotoras de
autonomia para o discente; (ii) analisar se as práticas indicadas estão relacionadas
com os processos da autorregulação; (iii) investigar e destacar elementos que
evidenciem práticas autorreguladas e autônomas pelos docentes; e, por fim, (iv)
verificar o nível de conhecimento dos docentes sobre as práticas educativas que
promovem a autorregulação em sala de aula. O método consistiu na descrição e na
análise qualitativa de dados empíricos coletados em campo - considerando também
dados quantitativos, a partir de instrumentos como o questionário e a entrevista
estruturada. A amostra foi organizada, segundo a classificação dos dados, em três
categorias, a fim de exprimir os aspectos mais presentes nas entrevistas. Constatei
que os respondentes concebem a autorregulação e a autonomia como características
relevantes no percurso educacional do ensino e da aprendizagem na área de
Relações Públicas. Entretanto, ficou evidente que, para muitos dos participantes, não
há clareza sobre o conceito de autorregulação da aprendizagem e, por conseguinte,
sobre as formas de ressignificar as práticas educativas para promover os processos
de autorregulação com ênfase na autonomia. Aponto, a partir da publicação da tese,
para a necessidade de mais estudos que possibilitem a participação de um número
mais expressivo de docentes, visando, assim, ao aprofundamento da análise das
práticas educativas docentes e ao esclarecimento a respeito dos construtos
autorregulatórios. A novidade da tese reside na análise dos depoimentos dos
protagonistas do campo das Relações Públicas, considerando o limite da pesquisa
que se encerra e o desejo de que este estudo seja objeto de motivação para novas
pesquisas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Autonomy - which is based on conscience, independence, and freedom for decision
making - is increasingly present in the pedagogical practices of the field of Public
Relations, as this area requires its students to play reflective and proactive roles,
through stimuli during their training process. Specialized literature points to a direct
correspondence between the profile of self-regulated students and the achievement of
better results in the teaching and learning process. In this study, I investigated how the
educational practices indicated by professors of Public Relations courses from various
HEIs (Higher Education Institutions) can influence this relationship. For this, I started
from the hypothesis that such practices are endowed with strategies related to the
constructs of learning self-regulation. The main question guiding the research consists
of: "For the professors of Public Relations courses in Brazil, how is it possible to
redefine educational practices in the teaching and learning process through self regulation, with emphasis on autonomy?". The general objective was to analyze the
conceptions and aspects of the educational practices adopted by these professors as
promoters of self-regulation and autonomy for the student. The specific objectives are:
(i) to identify if there are teacher educational practices that promote autonomy for the
student; (ii) to analyze if the indicated practices are related to self-regulation
processes; (iii) to investigate and highlight elements that evidence self-regulated and
autonomous practices by professors; and, finally, (iv) to verify the level of knowledge
of professors about educational practices that promote self-regulation in the
classroom. The method consisted of the description and qualitative analysis of
empirical data collected in the field - also considering quantitative data -, using
instruments such as the questionnaire and structured interview. The sample was
organized, according to the classification, of data into three categories, in order to
express the most present aspects in the interviews. I found that the respondents
conceive self-regulation and autonomy as relevant characteristics in the educational
path of teaching and learning in the area of Public Relations. However, it became
evident that, for many of the participants, there is no clarity about the concept of
learning self-regulation and, consequently, about the ways to redefine educational
practices to promote self-regulation processes with emphasis on autonomy. I point out,
from the publication of the thesis, the need for more studies that allow the participation
of a more expressive number of professors, aiming, thus, at deepening the analysis of
teacher educational practices and clarifying the self-regulatory constructs. The novelty
of the thesis lies in the analysis of the testimonials of the protagonists in the field of
Public Relations, considering the limit of the research that ends and the desire for this
study to be an object of motivation for new research. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject | Relações Públicas | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Self-regulation | pt_BR |
dc.subject | Teaching practices | pt_BR |
dc.subject | Public Relations | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas docentes de profissionais de relações públicas: ressignificações da autorregulação com ênfase na autonomia | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational practices teaching public relations professionals: resignifications of self-regulation with an emphasis on autonomy | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0431439241333817 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.referee | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
puc.referee | Ferreira, Luciana Haddad | |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.referee | Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti | |
puc.refereeLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0247458923893398 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9994493030162733 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |