O fechamento das escolas e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que dizem professoras do 6º ano do ensino fundamental
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Título alternativo
The closure of schools and their effects on student learning: what 6th year elementary school teachers sayAutor
Orientador
Souza, Vera Lúcia Trevisan deData de publicação
28/02/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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Este estudo foi desenvolvido nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e está vinculado ao grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A base teórica que o embasa é a Psicologia Histórico-Cultural com o olhar de Lev S. Vigotski. O modo como o autor concebe o desenvolvimento é fundamental, visto que ao seu ver, o lugar que o meio ocupa é de grande valia para a interação do indivíduo. O cenário da pesquisa leva em consideração a pandemia da COVID-19 bem como a paralização das aulas no decorrer desse período, partindo da premissa de que tais acontecimentos produziram alterações no meio social de crianças e adolescentes. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto da ausência de aulas presenciais na apropriação da leitura e escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública, segundo a visão de três professoras. Como metodologia utilizou-se o método de investigação pesquisa-intervenção, que possibilita reunir pesquisa e prática psicológica a um só tempo. A pesquisa foi construída na perspectiva qualitativa, de tipo participativo. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas aos professores das salas investigadas. Como resultado compreendeu-se que as dificuldades dos alunos não se iniciaram com o isolamento social, já ocorria antes. Também se percebeu que o lado emocional dos alunos se afetou e as prioridades mudaram como pontuou uma das entrevistas. O meio familiar e meio escolar precisam andar juntos para que a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura e escrita cresça mais.
This study was developed within the theoretical-methodological assumptions of Historical-Cultural Psychology and is linked to the Processes of Subject Constitution in Educational Practices (PROSPED) group of the Postgraduate Program in Psychology at the Pontifical Catholic University of Campinas. The theoretical basis that supports it is Historical-Cultural Psychology with the eyes of Lev S. Vygotski. The way the author conceives development is fundamental, since in his view, the place that the environment occupies is of great value for the individual's interaction. The research scenario takes into account the COVID-19 pandemic as well as the interruption of classes during this period, based on the premise that such events produced changes in the social environment of children and adolescents. Thus, the objective of this research was to investigate the impact of the absence of face-to-face classes on the reading and writing skills of students in the 6th year of elementary school at a public school, according to the vision of three teachers. The research-intervention method of investigation was used as a methodology, which makes it possible to bring together research and psychological practice at the same time. The research was constructed from a qualitative, participatory perspective. Semi structured interviews were used and were applied to teachers in the investigated classrooms. As a result, it was understood that the students' difficulties did not begin with social isolation, it already happened before. It was also noticed that the emotional side of the students was affected and priorities changed, as pointed out in one of the interviews. The family environment and the school environment need to work together so that learning and development of reading and writing grows further.
Palavras-chave
AprendizagemPsicologia Histórico Cultural
Leitura
Escrita
Learning
Cultural Historical Psychology
Reading
Writing