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dc.contributor.advisorFerreira, Denise Helena Lombardo
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Maia
dc.date.accessioned2024-06-20T19:25:10Z
dc.date.available2024-06-20T19:25:10Z
dc.date.issued2024-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17301
dc.description.abstractOs problemas de mobilidade urbana, especialmente nas regiões metropolitanas, têm se agravado nos últimos anos devido ao intenso crescimento populacional e aos novos hábitos dos indivíduos, o que ocasiona a sobrecarga do uso do transporte individual motorizado e, como consequência, a geração de impactos ambientais, sociais e econômicos. Partindo do princípio de que a mobilidade urbana e a acessibilidade fazem parte do rol de políticas públicas a serem conduzidas pelo poder público com a finalidade de garantir o bem-estar da população, essa pesquisa visa analisar a efetividade do Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP como política pública destinada a contribuir para a resolução dos problemas de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Campinas, bem como seu alinhamento em relação ao Desenvolvimento Sustentável, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, meta 11.2. O Corredor Metropolitano de Campinas Vereador Bileo Soares (Noroeste) é analisado como alternativa inovadora para solução das necessidades de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Campinas, especificamente das cidades que compõem a Região Noroeste, bem como as rodovias que interligam essas cidades. Para atender a esse objetivo o método da pesquisa é exploratório com abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos a pesquisa é documental com estratégia de estudo de caso e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores das instituições públicas de municípios atendidos pelo Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP. Para a análise das informações coletadas nas entrevistas foi adotada a técnica de Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, a pesquisa identificou que a integração entre os serviços de transporte público coletivo intermunicipal e municipal torna-se imprescindível para que o Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP alcance o pleno funcionamento, entretanto a integração enfrenta desafios considerando a dificuldade de alinhamento entre as ações previstas pelo governo do estado de São Paulo e os municípios que compõem o Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP.pt_BR
dc.description.abstractThe problems on urban mobility, especially in metropolitan regions, have worsened in recent years due to intense population growth and new habits of individuals, which causes an overload in the use of individual motorized transport and, as a consequence, the generation of environmental, social and environmental impacts. economic. Based on the principle that urban mobility and accessibility are part of the list of public policies to be conducted by the public authorities with the purpose of guaranteeing the well-being of the population, this research aims to analyze the effectiveness of the Northwest Metropolitan Corridor of Campinas/SP as a public policy aimed at contributing to the resolution of urban mobility problems in the Metropolitan Region of Campinas, as well as its alignment in relation to Sustainable Development, with a focus on the Objective of Sustainable Development 11, target 11.2. The Metropolitan Corridor of Campinas Vereador Bileo Soares (Northwest) is analyzed as an innovative alternative for solving the urban mobility needs of the Metropolitan Region of Campinas, specifically for the cities that make up the Northwest Region, as well as the highways that connect these cities. In order to meet this objective, the research method is exploratory with a qualitative approach. Regarding technical procedures, the research is documentary with a case study and field research strategy. Data collection was carried out through semi-structured interviews with managers of public institutions in municipalities served by the Northwest Metropolitan Corridor of Campinas/SP. To analyze the information collected in the interviews, the Content Analysis technique was adopted. Among the results the research identified that integration between intercity and municipal public transport services becomes essential for the Northwest Metropolitan Corridor of Campinas/SP to reach full operation, however integration faces challenges considering the difficulty of aligning actions foreseen by the government of the state of São Paulo and the municipalities that make up the Northwest Metropolitan Corridor of Campinas/SP.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectTransporte metropolitanopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectPublic transportationpt_BR
dc.subjectMetropolitan transportpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.titleMobilidade urbana e transporte público no contexto do corredor metropolitano noroeste de Campinas/SPpt_BR
dc.typeTrabalho Final de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes.pt_BR
puc.advisorLattes5309189687577128pt_BR
puc.advisorLattes5238484631071657pt_BR
puc.refereeConti, Diego de Melo
puc.refereeQuaresma, Cristiano Capellani
puc.refereeLattes2098643827162361pt_BR
puc.refereeLattes9287861770521337pt_BR
puc.centerEscola de Economia e Negóciospt_BR
puc.graduateProgramSustentabilidadept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.contributor.co-advisorSugahara, Cibele Roberta


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