dc.contributor.advisor | Camilo, Maria Virginia Righetti Fernandes | |
dc.contributor.author | Alves, Beatriz Cristina dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-06-24T13:39:30Z | |
dc.date.available | 2024-06-24T13:39:30Z | |
dc.date.issued | 2023-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17309 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, visa compreender o processo de integração de adolescentes venezuelanos
inseridos no Ensino Fundamental em Valinhos-SP, a partir da percepção dos estudantes
venezuelanos e dos professores no que se refere às potencialidades e as dificuldades
encontradas no processo de integração dos alunos venezuelanos. Além disso, buscamos refletir
acerca da presença do Serviço Social na Educação e suas possíveis contribuições para esse
processo. O método de pesquisa elegido foi qualitativo, realizamos entrevistas semiestruturadas
com questionamentos norteadores a fim de possibilitar maior abrangência sobre o processo de
integração no olhar do estudante e do professor, também para entender as contribuições do
assistente social na Educação. Os resultados sinalizam para os desafios e potencialidades do
estudante migrante no ensino fundamental, do corpo docente e a atuação do profissional do
Serviço Social na Educação direcionada ao estudante migrante. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigación tiene como objetivo comprender el proceso de integración de adolescentes
venezolanos matriculados en la Educación Básica en Valinhos-SP, a partir de la percepción
de los estudiantes venezolanos y sus profesores sobre las potencialidades y dificultades
encontradas en el proceso de integración de los estudiantes venezolanos. Además, buscamos
reflexionar sobre la presencia del Trabajo Social en la Educación y sus posibles contribuciones
a este proceso. El método de investigación elegido fue cualitativo, se realizaron entrevistas
semiestructuradas con preguntas orientadoras con el fin de brindar mayor cobertura del
proceso de integración desde la perspectiva del estudiante y del docente, así como comprender
los aportes del trabajador social en la Educación. Los resultados resaltan los desafíos y
potencialidades del alumno migrante en la educación básica, del profesor y el papel de los
profesionales del Trabajo Social en la Educación dirigida al alumnado migrante. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Migração | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes venezuelanos | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | Trabajo social | pt_BR |
dc.subject | Migración | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes venezolanos | pt_BR |
dc.subject | Integración | pt_BR |
dc.title | A integração de adolescentes venezuelanos no ensino fundamental no município de Valinhos-SP | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8761911751915096 | pt_BR |
puc.referee | Vedovato, Luís Renato | |
puc.referee | Cechet, Mariana | |
puc.refereeLattes | 7171365095068677 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Serviço Social | pt_BR |