dc.contributor.advisor | Ifanger, Letícia Reis Borges | |
dc.contributor.author | Duarte, Raíssa Morato | |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T17:19:15Z | |
dc.date.available | 2024-08-09T17:19:15Z | |
dc.date.issued | 2024-06-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17340 | |
dc.description.abstract | Introdução: O desenvolvimento da linguagem se dá desde a infância e perpetua
até a vida adulta e, a partir deste conhecimento, sabe-se que as habilidades
comunicativas efetivas e eficientes compõem o ponto central para o
desenvolvimento do indivíduo e sua inserção na sociedade. Caso haja alguma
suspeita de alguma alteração de linguagem, é necessária uma avaliação
fonoaudiológica para identificação e, se necessário, posterior tratamento e/ou
reabilitação da alteração encontrada
Objetivo: Analisar o desenvolvimento inicial de linguagem de crianças de 12 a
24 meses e o papel dos pais neste desenvolvimento baseado em uma revisão
de literatura, propondo, desta forma um instrumento que avalie esses aspectos.
Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, de caráter descritivo, realizada
a partir da análise de artigos científicos originais em português e em inglês. A
busca das publicações foi realizada nas bases de dados LILACS e Scielo,
através da utilização dos descritores em saúde “Desenvolvimento da
Linguagem” e “Linguagem Oral” como principais, combinados com os demais,
sendo esses “Transtornos de Linguagem” e “Atuação Fonoaudiológica na
Linguagem”, por meio do operador booleano “and”, aspas e “not”. Foi utilizado
teste de relevância para verificar se os artigos encontrados atendiam aos
critérios de inclusão estabelecidos, bem como se estavam dentro dos objetivos
da pesquisa
Resultados: Levando-se em a análise de 42 artigos utilizados, quanto ao tipo
de artigo notou-se maior prevalência de artigos do tipo Artigo Original,
representando 79% dos artigos encontrados. Quanto à revista de publicação,
observou-se maior prevalência de publicações na Revista CEFAC,
representando 33% dos artigos encontrados. Quanto à temática abordada nos
artigos, verificou-se uma maior prevalência da temática de fatores de risco para
distúrbios no desenvolvimento da linguagem e distúrbios da linguagem, com 16%
dos artigos encontrados. Quanto aos protocolos utilizados/citados nos artigos,
observa-se uma maior prevalência do Protocolo ABFW, com 21%. Quanto ao
desenvolvimento gestual e das aquisições de linguagem dos bebês, verificou-se
uma alta prevalência de artigos sobre o desenvolvimento da linguagem, seguido
de artigos sobre o desenvolvimento gestual e aquisição de linguagem.
Conclusão: O instrumento pode ser benéfico no auxílio aos fonoaudiólogos em
realizar a identificação e a intervenção nos distúrbios de linguagem de forma
precoce. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: The language development occurs from childhood and continues
into adulthood and, based on this knowledge, it is known that effective and
efficient communicative skills are the central point for the individual’s
development and insertion into society. If there is any suspicion of any language
pathology, a speech-language pathology assessment is necessary to identify
and, if seen as necessary, a subsequent treatment and/or rehabilitation of the
pathology found.
Objective: Analyze the initial language development of children aged 12 to 24
months and the role of parents on this development based on a literature review,
thus proposing an instrument that evaluates these aspects.
Methods: This is a descriptive literature review, carried out based on the analysis
of original scientific articles in Portuguese and English. The search for
publications was carried out in the LILACS and Scielo databases, using health
descriptors “Language Development” and “Oral Language” as the main ones,
combined with others, these being “Language Disorders” and “Speech Therapy
Performance in Language”, through the Boolean operators “AND”, quotation
marks and “NOT”. A relevance test was used to check whether the articles found
met the established inclusion criteria, as well as whether they were within the
research objectives.
Results: Considering the analysis of 42 articles used, regarding the type of
article, a higher prevalence of articles of the Original Article type was noted,
representing 79% of the articles found. As for the publication magazine, there
was a higher prevalence of publications in the CEFAC Magazine, representing
33% of the articles found. Regarding the topic covered in the articles, there was
a greater prevalence of the topic of risk factors for language development
disorders and language disorders, with 16% of the articles found. Regarding the
protocols used/cited in the articles, there is a higher prevalence of the ABFW
Protocol, with 21%. Regarding the gestural development and language
acquisition of babies, there was a high prevalence of articles on language
development, followed by articles on gestural development and language
acquisition
Conclusion: The instrument can be beneficial in helping speech therapists in
identifying and in the rehabilitation in language disorders on early ages. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Rastreio | pt_BR |
dc.subject | Papel dos Pais no Desenvolvimento da Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Speech Therapy | pt_BR |
dc.subject | Language Development | pt_BR |
dc.subject | Tracking | pt_BR |
dc.subject | Role of Parents in Language Development | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento inicial da linguagem de crianças de 12 a 24 meses de idade e o papel dos pais - uma proposta de rastreio baseado em uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |