Show simple item record

dc.contributor.advisorAlmeida, Alessandra Rodrigues de
dc.contributor.authorCruz, Giovana Schmidt da
dc.date.accessioned2024-10-21T20:20:14Z
dc.date.available2024-10-21T20:20:14Z
dc.date.issued2021-11-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17375
dc.description.abstractNa última década, a busca pela aprendizagem de uma segunda língua aumentou, e como isso, a procura por escolas bilíngues desde a primeira infância também. Essas escolas proporcionam aos alunos através de diversos recursos e metodologias inovadoras e lúdicas um ensino, desde a Educação Infantil, nos dois idiomas. Nesta investigação buscou-se compreender em que medida a contação de histórias em inglês pode colaborar para uma aprendizagem efetiva e significativa do aluno nas escolas bilíngues? Os objetivos para este estudo foram: compreender como a contação de histórias em inglês na Educação Infantil colabora para o processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua; Compreender a educação bilíngue e suas especificidades na Educação Infantil; Discutir a história da educação bilíngue no Brasil e descrever a importância da contação de histórias em inglês no processo de ensino e aprendizagem. Para este estudo, delineou-se a pesquisa de campo de cunho qualitativo e exploratório. Participaram desta investigação quatro professoras de escolas bilíngues de Educação Infantil. Utilizou-se como instrumento a entrevista baseada em um roteiro semiestruturado que foram posteriormente transcritas. Analisou-se a partir das respostas como ocorrem a educação bilíngue e a utilização da contação de história como recurso pedagógico a partir de três eixos, sendo eles: (I) Percepção das professoras sobre diferença na prática letiva de uma escola bilíngue e de uma escola não bilíngue; (II) Ensino e aprendizagem no contexto bilíngue e (III) Importância, estratégias e recursos na contação de história. Os resultados apontaram que a utilização da contação de história como recurso pedagógico potente na Educação Infantil bilíngue, e quando realizada ludicamente, pode contribuir para a aprendizagem de uma segunda língua, pois desperta no aluno curiosidade, emoções, gosto pela leitura, além de proporcionar a aquisição de novos vocabulários e expressões, e também futuramente auxiliar no processo de alfabetização.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Bilíngue (português/inglês)pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectContação de Históriaspt_BR
dc.titleEnsino bilíngue (português/inglês) na educação infantil e a utilização de contos infantis na aprendizagem de uma segunda língua.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes.pt_BR
puc.advisorLattes0511022288155891pt_BR
puc.refereeStegmann, Christianne Barbosa
puc.refereeLattes5876557673824766pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramPedagogiapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record