dc.contributor.advisor | Almeida, Alessandra Rodrigues de | |
dc.contributor.author | Cruz, Giovana Schmidt da | |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T20:20:14Z | |
dc.date.available | 2024-10-21T20:20:14Z | |
dc.date.issued | 2021-11-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17375 | |
dc.description.abstract | Na última década, a busca pela aprendizagem de uma segunda língua aumentou, e como isso,
a procura por escolas bilíngues desde a primeira infância também. Essas escolas proporcionam
aos alunos através de diversos recursos e metodologias inovadoras e lúdicas um ensino, desde
a Educação Infantil, nos dois idiomas. Nesta investigação buscou-se compreender em que
medida a contação de histórias em inglês pode colaborar para uma aprendizagem efetiva e
significativa do aluno nas escolas bilíngues? Os objetivos para este estudo foram: compreender
como a contação de histórias em inglês na Educação Infantil colabora para o processo de ensino
e aprendizagem de uma segunda língua; Compreender a educação bilíngue e suas
especificidades na Educação Infantil; Discutir a história da educação bilíngue no Brasil e
descrever a importância da contação de histórias em inglês no processo de ensino e
aprendizagem. Para este estudo, delineou-se a pesquisa de campo de cunho qualitativo e
exploratório. Participaram desta investigação quatro professoras de escolas bilíngues de
Educação Infantil. Utilizou-se como instrumento a entrevista baseada em um roteiro
semiestruturado que foram posteriormente transcritas. Analisou-se a partir das respostas como
ocorrem a educação bilíngue e a utilização da contação de história como recurso pedagógico a
partir de três eixos, sendo eles: (I) Percepção das professoras sobre diferença na prática letiva
de uma escola bilíngue e de uma escola não bilíngue; (II) Ensino e aprendizagem no contexto
bilíngue e (III) Importância, estratégias e recursos na contação de história. Os resultados
apontaram que a utilização da contação de história como recurso pedagógico potente na
Educação Infantil bilíngue, e quando realizada ludicamente, pode contribuir para a
aprendizagem de uma segunda língua, pois desperta no aluno curiosidade, emoções, gosto pela
leitura, além de proporcionar a aquisição de novos vocabulários e expressões, e também
futuramente auxiliar no processo de alfabetização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue (português/inglês) | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de Histórias | pt_BR |
dc.title | Ensino bilíngue (português/inglês) na educação infantil e a utilização de contos infantis na aprendizagem de uma segunda língua. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | . | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0511022288155891 | pt_BR |
puc.referee | Stegmann, Christianne Barbosa | |
puc.refereeLattes | 5876557673824766 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Pedagogia | pt_BR |