dc.description.abstract | As contribuições e experiências envolvendo desenhos no trabalho pedagógico do
professor, com crianças, é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem
desses sujeitos no seu processo de ensino. Esta investigação tem como objetivo
compreender a importância da intencionalidade na prática educativa com a
linguagem, especificamente o desenho, envolvendo as crianças do 1º ano no ensino
fundamental I. E para alcançar esse objetivo foram realizadas entrevistas com o
cunho qualitativo envolvendo relatos das professoras que são formadas em
pedagogia e que atuam no 1º ano dos anos iniciais, na cidade de Campinas. Os
resultados evidenciaram que na faixa etária pesquisada, a linguagem que mais é
evidenciada é a linguagem gestual, de corporeidade, movimento do corpo, percebida
pelos sentidos (visão, audição, tato e olfato e paladar) que se manifestam nas
brincadeiras, na expressão, criação, musicalização, imagens, arte, na coordenação
motora e cognitiva, já que essa criança é vinda da educação infantil. A importância
da prática com desenho, é que as crianças necessitam se expressar e por essa
prática representam aspectos da cultura, da história, de coisas que já assistiram, da
família, manifestam sentimentos e expressões, criam e aprendem noções de
espaços, fazem uso de cores e etc. Porém há crianças com repertório limitado e que
se faz necessário o olhar atento do professor para as particularidades, aos recursos
que as escolas oferecem, para benefício do sujeito e que o mesmo possa construir e
entender a realidade que o cerca. No 1º ano há a alfabetização da representação
das letras, frases e a representação gráfica do desenho pode ser um aporte para a
exploração, aprendizagem e desenvolvimento da escrita. Considera-se que os
dados obtidos com a pesquisa mostram que as linguagens são meios de
comunicação e que devem ser sempre estudadas e exploradas pelo professor. É
pela linguagem gráfica do desenho que as crianças podem apresentar muitos
aspectos positivos se forem abordados com o professor de na prática intencional, ou
seja, que tenha um significado e uma proposta pedagógica, podendo interferir nas
relações desse sujeito, na autonomia, nas decisões e no senso crítico. | pt_BR |