dc.contributor.advisor | Almeida, Alessandra Rodrigues de | |
dc.contributor.author | Lemos, Evelyn de Paula | |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T20:41:04Z | |
dc.date.available | 2024-10-21T20:41:04Z | |
dc.date.issued | 2022-12-01 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17377 | |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso discute o bullying como violência no
âmbito escolar e suas implicações no desenvolvimento social, cognitivo-acadêmico e
emocional das vítimas. O problema central da pesquisa envolve a seguinte questão:
o que dizem as pesquisas nacionais dos últimos dez anos (2012 a 2021) a respeito
do impacto causado pelo bullying na trajetória acadêmica/pessoal das vítimas desse
tipo de violência mais comum no ambiente escolar? Esta investigação tem como
objetivo central compreender as práticas do bullying na escola, os encadeamentos
que ele provoca na vida pessoal e acadêmica dos envolvidos e conhecer meios de
preveni-lo e combatê-lo no ambiente escolar. Para atender ao objetivo central, esta
pesquisa desdobrou-se a partir dos seguintes objetivos específicos: 1) apresentar as
condutas do bullying, bem como seus diferentes tipos e principais danos causados
às vítimas; 2) descrever modos de prevenção e combate no ambiente escolar; 3)
discutir tanto as relações do bullying com a formação docente quanto como esta
violência segue ameaçando o desenvolvimento humano e a efetivação dos direitos
infanto-juvenis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem
qualitativa e caráter exploratório, na qual buscou-se no portal de periódicos capes
artigos que discutissem o tema desta pesquisa. Para seleção dos textos foram
utilizadas as seguintes palavras-chave: bullying escolar; consequências e
prevenção; ensino fundamental; formação docente; direito. Foram selecionados
cinco textos que diante de algumas leituras dialogavam com os propósitos desta
pesquisa. Os resultados encontrados apontam que a prática do bullying interfere
diretamente no desenvolvimento do aluno durante o processo de aprendizagem nas
instituições educacionais. Também observou-se que o bullying pode causar danos
psíquicos que podem prejudicar a vida da vítima, além de ocasionar patologias como
a depressão, ansiedade, entre outros, evidenciando a necessidade de que a escola
esteja presente e promova atividades que reforcem o caminho contrário à prática do
bullying para que o processo de crescimento e aprendizagem dos alunos em todas
as instituições seja saudável e seguro para todos os indivíduos envolvidos, sendo
não somente os alunos, como também o corpo docente e os familiares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | bullying | pt_BR |
dc.subject | violência | pt_BR |
dc.subject | ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Bullying e suas implicações no desenvolvimento social, cognitivo-acadêmico e emocional das vítimas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | . | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0511022288155891 | pt_BR |
puc.referee | Souza, José Donizeti de | |
puc.refereeLattes | 8082741294168365 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Pedagogia | pt_BR |