dc.description.abstract | O presente trabalho destacou, como tema principal, a importância do estágio para a formação
inicial docente, com foco nas contribuições e reflexões dos estagiários, do curso de
Pedagogia, sobre a construção e constituição da identidade e profissionalidade docente, a
partir das vivências e experiências contempladas desse período inserido em sua formação
profissional. O estágio, momento fundamental para os (as) licenciandos (as) de Pedagogia,
proporciona momentos marcantes que enriquecem sua compreensão acerca das práticas
pedagógicas e do exercício docente que, no decorrer de seu trabalho profissional, abrangerá,
ano a ano, turmas heterogêneas e singulares, oportunizando situações diversas e únicas,
promovendo, sempre, reverberações sobre a construção e constituição de sua identidade
profissional. Como objetivo geral, buscou-se investigar se as contribuições das vivências e
experiências do estágio oportunizaram a construção da identidade profissional docente, por
meio da elaboração de concepções, percepções e reflexões de alunos e alunas, do curso de
Pedagogia, acerca desse período contemplado em sua formação inicial. Para que fosse
possível alcançar o objetivo mencionado, foram elencados três objetivos específicos: a)
pesquisar e analisar, por meio de estudos teóricos, os conceitos de identidade e
profissionalidade docente; b) pesquisar estudos que apontem o estágio como processo
formativo docente e c) analisar se o estágio é entendido pelos (as) alunos (as) participantes
como um processo formativo que contribui para a construção da identidade e da
profissionalidade docente em formação inicial. Realizou-se um levantamento bibliográfico em
dois bancos de dados online e literatura especializada, sendo que das produções
selecionadas, a abordagem refere-se à identidade docente e a importância do estágio para a
formação inicial. Além desses temas, destacou-se a explanação acerca da profissionalidade
docente e a identificação do profissional docente com sua profissão. Participaram da pesquisa
seis alunos concluintes, do 4º ano do curso de Pedagogia, da Pontifícia Universidade Católica
de Campinas, que realizaram e realizam estágios curriculares e remunerados. O lócus da
pesquisa foi na própria Universidade e para a coleta dos dados foram utilizados o questionário
misto e a entrevista semiestruturada. Foram construídos quatro eixos de análise, entrelaçados
ao objetivo e problema da pesquisa: Identidade docente; Profissionalidade docente;
Contribuições das vivências e experiências do estágio na constituição da identidade
profissional docente; Significados do estágio na construção da formação docente. A partir da
organização, análise e interpretação dos dados, verificou-se que os (as) estudantes
concluintes do curso de Pedagogia apresentaram construção reflexiva sobre o papel do
professor no contexto educacional, destacando o estágio como espaço formativo ao
desenvolvimento profissional docente. No entanto, assentem que não é um momento
derradeiro que constituirá definitivamente sua identidade docente, pois será construída,
reconstruída, desconstruída, significada e ressignificada ao longo de sua carreira profissional.
Atestam que a parceria promovida pelas unidades escolares básicas de ensino e a
universidade possibilitaram-lhes fornecer meios e instrumentos que contribuíram para
fortalecerem seus posicionamentos e amadurecimentos quanto à construção do ser professor
e sua responsabilidade ao assumirem uma sala de aula, com o compromisso de ensinarem
aos seus alunos aprendizagens significativas e valorativas às vidas deles. Almeja-se que este
trabalho possa contribuir para discussões sobre a identidade profissional docente, no
processo de formação que não se finda em seu período inicial, pois é uma jornada de muitas
buscas, descobertas, experiências e vivências que inovam, renovam, significam e
ressignificam a prática da professora e do professor, importantes fatores reflexivos para
construir e reconstruir sua identidade profissional no dia a dia escolar. | pt_BR |