Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGodoy, Eliete Aparecida de
dc.contributor.authorTiba, Aline Massako Murakami
dc.date.accessioned2024-10-21T21:07:04Z
dc.date.available2024-10-21T21:07:04Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17378
dc.description.abstractO presente trabalho destacou, como tema principal, a importância do estágio para a formação inicial docente, com foco nas contribuições e reflexões dos estagiários, do curso de Pedagogia, sobre a construção e constituição da identidade e profissionalidade docente, a partir das vivências e experiências contempladas desse período inserido em sua formação profissional. O estágio, momento fundamental para os (as) licenciandos (as) de Pedagogia, proporciona momentos marcantes que enriquecem sua compreensão acerca das práticas pedagógicas e do exercício docente que, no decorrer de seu trabalho profissional, abrangerá, ano a ano, turmas heterogêneas e singulares, oportunizando situações diversas e únicas, promovendo, sempre, reverberações sobre a construção e constituição de sua identidade profissional. Como objetivo geral, buscou-se investigar se as contribuições das vivências e experiências do estágio oportunizaram a construção da identidade profissional docente, por meio da elaboração de concepções, percepções e reflexões de alunos e alunas, do curso de Pedagogia, acerca desse período contemplado em sua formação inicial. Para que fosse possível alcançar o objetivo mencionado, foram elencados três objetivos específicos: a) pesquisar e analisar, por meio de estudos teóricos, os conceitos de identidade e profissionalidade docente; b) pesquisar estudos que apontem o estágio como processo formativo docente e c) analisar se o estágio é entendido pelos (as) alunos (as) participantes como um processo formativo que contribui para a construção da identidade e da profissionalidade docente em formação inicial. Realizou-se um levantamento bibliográfico em dois bancos de dados online e literatura especializada, sendo que das produções selecionadas, a abordagem refere-se à identidade docente e a importância do estágio para a formação inicial. Além desses temas, destacou-se a explanação acerca da profissionalidade docente e a identificação do profissional docente com sua profissão. Participaram da pesquisa seis alunos concluintes, do 4º ano do curso de Pedagogia, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que realizaram e realizam estágios curriculares e remunerados. O lócus da pesquisa foi na própria Universidade e para a coleta dos dados foram utilizados o questionário misto e a entrevista semiestruturada. Foram construídos quatro eixos de análise, entrelaçados ao objetivo e problema da pesquisa: Identidade docente; Profissionalidade docente; Contribuições das vivências e experiências do estágio na constituição da identidade profissional docente; Significados do estágio na construção da formação docente. A partir da organização, análise e interpretação dos dados, verificou-se que os (as) estudantes concluintes do curso de Pedagogia apresentaram construção reflexiva sobre o papel do professor no contexto educacional, destacando o estágio como espaço formativo ao desenvolvimento profissional docente. No entanto, assentem que não é um momento derradeiro que constituirá definitivamente sua identidade docente, pois será construída, reconstruída, desconstruída, significada e ressignificada ao longo de sua carreira profissional. Atestam que a parceria promovida pelas unidades escolares básicas de ensino e a universidade possibilitaram-lhes fornecer meios e instrumentos que contribuíram para fortalecerem seus posicionamentos e amadurecimentos quanto à construção do ser professor e sua responsabilidade ao assumirem uma sala de aula, com o compromisso de ensinarem aos seus alunos aprendizagens significativas e valorativas às vidas deles. Almeja-se que este trabalho possa contribuir para discussões sobre a identidade profissional docente, no processo de formação que não se finda em seu período inicial, pois é uma jornada de muitas buscas, descobertas, experiências e vivências que inovam, renovam, significam e ressignificam a prática da professora e do professor, importantes fatores reflexivos para construir e reconstruir sua identidade profissional no dia a dia escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectProfissionalidade docentept_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectFormação Inicial.pt_BR
dc.titleVivências do estágio na formação inicial e seus reflexos para a futura prática docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes.pt_BR
puc.advisorLattes5850853026349996pt_BR
puc.refereeCamargo, Fernanda Furtado
puc.refereeAlmeida, Alessandra Rodrigues de
puc.refereeLattes6490404373580472pt_BR
puc.refereeLattes0511022288155891pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramPedagogiapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples