Show simple item record

dc.contributor.authorHergesel, João Paulo
dc.date.accessioned2024-11-14T14:56:21Z
dc.date.available2024-11-14T14:56:21Z
dc.date.issued2022-05-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17422
dc.description.abstractA função pedagógica é inerente ao melodrama, que, por sua vez, é a espinha dorsal da telenovela brasileira – constatação que se torna ainda mais evidente nas telenovelas infantojuvenis. O objetivo deste artigo foi compreender, com base nos estudos de telepoética, como o abandono de incapaz é tratado em Chiquititas (SBT), explorando as percepções da relação entre mídia e educação. A metodologia priorizou, em primeiro momento, a pesquisa bibliográfica e de revisão teórica, para, em seguida, adentrar na análise narrativa e estilística do objeto. Os resultados principais sugerem que, se tratando do contexto de produção, houve um movimento da mídia em contextualizar condicionamentos socioculturais que, a partir da leitura crítica dos fenômenos, pode constituir um processo educativo-libertador.pt_BR
dc.description.abstractThe pedagogical function is inherent to melodrama, which, in turn, is the backbone of Brazilian telenovelas – a finding that becomes even more evident in children’s and youth telenovelas. The objective of this article was to understand, based on telepoetic studies, how the abandonment of incapable is treated in Chiquititas (SBT), exploring perceptions of the relationship between media and education. The methodology prioritized, at first, the bibliographic research and theoretical review, to then enter the narrative and stylistic analysis of the object. The main results suggest that, when it comes to the context of production, there was a movement of the media to contextualize sociocultural conditioning that, from the critical reading of the phenomena, can constitute an educational-liberating process.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherContracampopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstudos de televisãopt_BR
dc.subjectFicção seriadapt_BR
dc.subjectTelenovela infantojuvenilpt_BR
dc.subjectMelodramapt_BR
dc.subjectTelepoéticapt_BR
dc.subjectTelevision studiespt_BR
dc.subjectSerial fictionpt_BR
dc.subjectChildren’s and youth telenovelapt_BR
dc.subjectMelodramapt_BR
dc.subjectTelepoeticspt_BR
dc.titleA função pedagógica do melodrama na telenovela infantojuvenil brasileira: análise poética do abandono de incapaz em Chiquititaspt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical function of melodrama in the Brazilian children’s and youth telenovela: poetic analysis of the abandonment of the incapable in Chiquititaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v41i2.52171pt_BR
dc.identifier.lattes0081045915422658pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record