dc.contributor.author | Hergesel, João Paulo | |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T14:56:21Z | |
dc.date.available | 2024-11-14T14:56:21Z | |
dc.date.issued | 2022-05-01 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17422 | |
dc.description.abstract | A função pedagógica é inerente ao melodrama, que, por sua vez, é a espinha dorsal da
telenovela brasileira – constatação que se torna ainda mais evidente nas telenovelas
infantojuvenis. O objetivo deste artigo foi compreender, com base nos estudos de
telepoética, como o abandono de incapaz é tratado em Chiquititas (SBT), explorando
as percepções da relação entre mídia e educação. A metodologia priorizou, em primeiro
momento, a pesquisa bibliográfica e de revisão teórica, para, em seguida, adentrar
na análise narrativa e estilística do objeto. Os resultados principais sugerem que, se
tratando do contexto de produção, houve um movimento da mídia em contextualizar
condicionamentos socioculturais que, a partir da leitura crítica dos fenômenos, pode
constituir um processo educativo-libertador. | pt_BR |
dc.description.abstract | The pedagogical function is inherent to melodrama, which, in turn, is the backbone
of Brazilian telenovelas – a finding that becomes even more evident in children’s
and youth telenovelas. The objective of this article was to understand, based on
telepoetic studies, how the abandonment of incapable is treated in Chiquititas
(SBT), exploring perceptions of the relationship between media and education. The
methodology prioritized, at first, the bibliographic research and theoretical review, to
then enter the narrative and stylistic analysis of the object. The main results suggest
that, when it comes to the context of production, there was a movement of the
media to contextualize sociocultural conditioning that, from the critical reading of the
phenomena, can constitute an educational-liberating process. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Contracampo | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos de televisão | pt_BR |
dc.subject | Ficção seriada | pt_BR |
dc.subject | Telenovela infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Melodrama | pt_BR |
dc.subject | Telepoética | pt_BR |
dc.subject | Television studies | pt_BR |
dc.subject | Serial fiction | pt_BR |
dc.subject | Children’s and youth telenovela | pt_BR |
dc.subject | Melodrama | pt_BR |
dc.subject | Telepoetics | pt_BR |
dc.title | A função pedagógica do melodrama na telenovela infantojuvenil brasileira: análise poética do abandono de incapaz em Chiquititas | pt_BR |
dc.title.alternative | The pedagogical function of melodrama in the Brazilian children’s and youth telenovela: poetic analysis of the abandonment of the incapable in Chiquititas | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v41i2.52171 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0081045915422658 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |