A fama da máquina televisiva: análise estilística do programa do SBT
Título alternativo
The fame of the tv machine: stylistic analysis of the SBT’s showAutor
Hergesel, João Paulo
Ferraraz, Rogério
Data de publicação
14/07/2017Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O Máquina da Fama é um programa de auditório que consiste na competição entre
covers e na transformação de artistas convidados em fenômenos do cenário
musical. Fechando o ano de 2015 na vice-liderança em audiência e iniciando 2016
com constantes vitórias sobre Xuxa, o formato é responsável por momentos
marcantes na história contemporânea do SBT. Levando isso em consideração,
questionou-se como os recursos expressivos utilizados por essa narrativa sugerem
atingir a sensibilidade do telespectador. Para tentar responder a essa indagação,
analisou-se um trecho do programa em que a apresentadora Patrícia Abravanel
estabelece diálogo com ela própria, como se fossem personalidades distintas, antes
de executar a tarefa de imitar a cantora Beyoncé. Máquina da Fama (Fame Machine) is a reality show about the competition between
artists performing cover versions and the transformation of guest artists onto music
scene phenomena. By the end of 2015 the show was the second most seen by the
audience and in the beginning of 2016 it beat Xuxa's TV show several times. The
format is responsible for notable moments in TV channel SBT’s contemporary
history. As Máquina da Fama has become a hit on Brazilian television, this research
sought to understand how the expressive resources used by this narrative appeal to
the sensibility of the viewer. To answer that question the paper analyzes one
episode in which the hostess Patrícia Abravanel establishes dialogue with herself, as
if they were distinct personalities, before performing Beyoncé
Palavras-chave
AudiovisualTelevisão
SBT
Narrativas midiáticas
Estilística
Television
Media Narratives
Stylistics