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dc.contributor.authorSilva, Ana Catarine Mendes da
dc.contributor.authorMarques, Isabela
dc.contributor.authorHergesel, João Paulo
dc.contributor.authorDias, Luan Ximenes
dc.date.accessioned2024-11-14T18:20:14Z
dc.date.available2024-11-14T18:20:14Z
dc.date.issued2023-01-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17426
dc.description.abstractDe que modo um produto de ficção seriada pode utilizar elementos do folclore brasileiro, em combinação com o fantástico e com o horror, para construir sua narrativa? Partindo deste questionamento, o presente trabalho analisa a websérie Imaginário (2016), do cineasta Bruno Esposti, que narra, em cada capítulo, uma lenda urbana ou folclórica do Brasil. Este artigo objetiva, portanto, detectar as intersecções entre folclore nacional, mídias digitais e o horror no audiovisual. Para realizar este estudo, faz-se uma revisão bibliográfica sobre o formato webséries, folkmídia e narrativa fantástica e de horror. Em seguida, analisa-se a websérie Imaginário, observando-se os principais elementos narrativos interessantes ao audiovisual, em diálogo com aspectos semânticos da cultura folclórica. Entre os principais resultados, percebe-se que as webséries podem se configurar como um formato de ficção seriada audiovisual capaz de resgatar elementos do folclore e da cultura popular (folkcomunicação), ressignificando-os e apresentando-os de modo massivo (folkmídia) para um público-alvo diversificado.pt_BR
dc.description.abstractHow can a serial fiction product apply elements of Brazilian folklore, in combination with the fantastic and the horror, to create its own narrative? Based on this question, the present work analyzes Imaginário webseries (2016), by filmmaker Bruno Esposti, that narrates, in each episode, an urban or folkloric legend of Brazil. Therefore, this article aims to place intersections between national folklore, digital media, and the horror into the audiovisual area. To carry out this study, a bibliographical review is carried out on the webseries, folkmedia and fantastic and horror narrative format. Then, the webseries Imaginário is analyzed, observing the main narrative elements interesting to the audiovisual, in dialogue with semantic aspects of folk culture. Among the results, it is noticed that webseries can be configured as an audiovisual serial fiction format that is able to of retake folklore and popular culture elements (folkcommunication), resignifying them and presenting them in a massive way (folkmedia) for diverse target audiences.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherTrama Interdisciplinarpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstudos de televisãopt_BR
dc.subjectFicção seriada televisivapt_BR
dc.subjectWebsériept_BR
dc.subjectNarrativas midiáticaspt_BR
dc.subjectFolkmídiapt_BR
dc.subjectTelevision studiespt_BR
dc.subjectTelevision series fictionpt_BR
dc.subjectWebseriespt_BR
dc.subjectMedia narrativespt_BR
dc.subjectFolk mediapt_BR
dc.titleAnálise narrativa da websérie imaginário: perspectivas da folkmídia, do fantástico e do horror na obra de Bruno Espostipt_BR
dc.title.alternativeNarrative analysis of the webseries imaginário: folkmidia perspectives, the fantastic and the horror in the work of Bruno Espostipt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5935/2177-5672/trama.v14n1p181-196pt_BR
dc.identifier.lattes0099919083708632pt_BR
dc.identifier.lattes9262356094559803pt_BR
dc.identifier.lattes0081045915422658pt_BR
dc.identifier.lattes5199260250874112pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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