dc.contributor.author | Fiorin, Elena | |
dc.contributor.author | Hergesel, João Paulo | |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T19:45:53Z | |
dc.date.available | 2024-11-14T19:45:53Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17433 | |
dc.description.abstract | Há, no Instagram, um segmento conhecido como bookgram, cujos perfis falam sobre literatura, discutem
temáticas recorrentes nos livros e incentivam a leitura. O objetivo deste trabalho foi conhecer as pesquisas
mais recentes acerca desse tema. A metodologia aplicada foi um levantamento bibliográfico seguido de
revisão de publicações localizadas pelo Portal de Periódicos Capes. Os resultados obtidos mostraram que o
Instagram é uma ferramenta essencial para a difusão da literatura, por conter recursos didáticos e
pedagógicos. Desse modo, além do uso visando à disseminação literária, pode servir como uma alavanca
para o mercado editorial, mantendo o aumento do número de leitores. | pt_BR |
dc.description.abstract | There is, on Instagram, a segment known as bookgram, whose profiles talk about literature, discuss recurring
themes in books and encourage reading. This work aimed to know the most recent research on this topic,
through a bibliographic survey followed by a review of publications located by the Portal de Periódicos
Capes. The results showed that Instagram is an essential tool for the dissemination of literature, as it contains
didactic and pedagogical resources. In addition to its use aimed at literary dissemination, it can serve as a
lever for the publishing market, maintaining the increase in the number of readers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica Interdisciplinar | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | literatura contemporânea | pt_BR |
dc.subject | mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | redes sociais | pt_BR |
dc.subject | formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | levantamento bibliográfico | pt_BR |
dc.subject | contemporary literature | pt_BR |
dc.subject | digital media | pt_BR |
dc.subject | social media | pt_BR |
dc.subject | reader training | pt_BR |
dc.subject | bibliographic survey | pt_BR |
dc.title | Instragram e o incentivo à leitura na contemporaneidade: revisão bibliográfica sobre o fenômeno chamado Bookgram | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9318660480699584 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0081045915422658 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |