dc.contributor.advisor | Mariani, Ceci Maria Costa Baptista | |
dc.contributor.author | Durante, Guilherme | |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T14:43:20Z | |
dc.date.available | 2024-11-18T14:43:20Z | |
dc.date.issued | 2024-06-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17435 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma espiritualidade dialogal
visando o magistério latino-americano. Tendo para a construção desse trabalho o
método bibliográfico, e com os documentos oficiais do CELAM e de outras
bibliografias complementares, irá responder sobre o que é o diálogo para o
Magistério latino-americano e propor-se-á uma experiência de espiritualidade
relacionada a esse tema. O trabalho será construído com base no itinerário teológico
latino-americano, que é: ver, julgar e agir. Neste caminho o ver, será uma proposta
de olhar a realidade, relacionando o tema desse trabalho, com a falta do diálogo que
se difunde a cada dia na sociedade atual, não somente em âmbito religioso, mas em
todos os âmbitos sociais. Julgar trará um caminho baseado no que o Magistério
latino-americano trabalha sobre o diálogo e referente ao agir a proposta de um
movimento espiritual na sociedade atual, trazendo uma espiritualidade
transformadora através do diálogo, este que é porta de trocas de experiências e
construção pessoal. O propósito primordial deste estudo é evidenciar a crise
contemporânea resultante da escassez de diálogo e, com base nos documentos do
Magistério Latino-Americano, buscar uma compreensão abrangente e uma proposta
prática sobre a natureza e a implementação do diálogo. A partir disso, a intenção é
propor um movimento espiritual centrado no diálogo. O diálogo é considerado como
um meio de interação entre indivíduos, um método que invariavelmente resulta em
desenvolvimento, pois por meio dele o indivíduo pode ser exposto a novas
perspectivas que, por sua vez, podem ser transformadas em conhecimento e
desenvolvimento pessoal. O diálogo incentiva o homem a se relacionar com o outro
e com sua própria realidade, sendo um método que o ajuda a compreender cada vez
mais a dignidade e a importância do outro. A espiritualidade, vista como uma via
para a transformação pessoal e fundamentada no diálogo, capacita o homem a
buscar incessantemente sua essência como um ser relacional. Inspirado pelo
exemplo de Jesus Cristo, o homem é convocado a se envolver na realidade do outro
e a contribuir para mudanças significativas nas realidades existenciais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This final paper aims to propose a dialogical spirituality for the Latin American
magisterium. It will use the official documents of CELAM and other complementary
bibliographies to answer the question of what dialog is for the Latin American
Magisterium and will propose an experience of spirituality related to this theme. The
work will be based on the Latin American theological itinerary: see, judge and act. In
this journey, seeing will be a proposal to look at reality, relating the theme of this
work to the lack of dialog that is spreading every day in today's society, not only in
the religious sphere, but in all social spheres. Judging will bring a path based on what
the Latin American Magisterium works on dialog and referring to acting the proposal
of a spiritual movement in today's society, bringing a transformative spirituality
through dialog, which is a doorway for exchanging experiences and personal
construction. The primary purpose of this study is to highlight the contemporary crisis
resulting from the scarcity of dialog and, based on the documents of the Latin
American Magisterium, to seek a comprehensive understanding and practical
proposal on the nature and implementation of dialog. From this, the intention is to
propose a spiritual movement centered on dialogue. Dialogue is considered to be a
means of interaction between individuals, a method that invariably results in
development, because through it the individual can be exposed to new perspectives
which, in turn, can be transformed into knowledge and personal development.
Dialogue encourages people to relate to others and to their own reality, and is a
method that helps them to increasingly understand the dignity and importance of
others. Spirituality, seen as a path to personal transformation and based on dialog,
enables man to constantly seek his essence as a relational being. Inspired by the
example of Jesus Christ, man is called to get involved in the reality of others and to
contribute to significant changes in existential realities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | CELAM | pt_BR |
dc.subject | Magistério latino-americano | pt_BR |
dc.subject | Spirituality | pt_BR |
dc.subject | Dialogue | pt_BR |
dc.subject | Latin American Magisterium | pt_BR |
dc.title | Espiritualidade dialogal no magistério latino-americano: justiça e fraternidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | . | pt_BR |
puc.advisorLattes | 1239116985139813 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Teologia | pt_BR |