dc.contributor.advisor | Guzzo, Raquela Souza Lobo | |
dc.contributor.author | Freitas, Daniela Delmando de | |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T19:03:36Z | |
dc.date.available | 2024-11-19T19:03:36Z | |
dc.date.issued | 2024-09-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17438 | |
dc.description.abstract | O presente estudo visou compreender as possibilidades de ação da psicologia na escola diante
da ideação suicida em estudantes do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, com desenho de estudo de um caso e análise documental. Foi selecionado o caso
de uma estudante que apresentou a ideação suicida em seu discurso para o Estudo de Caso. As
informações foram obtidas a partir de documentos como o Primeiro Contato, Relatório de
Acompanhamento do desenvolvimento da criança, Mapeamento para conhecer as dimensões
da vida cotidiana, e Diários de Campo da pesquisadora provenientes das ações realizadas com
a estudante. Diante dos dados colhidos, a interpretação foi feita a partir do modelo
construtivo-interpretativo de González-Rey, perante as seguintes etapas: (1) organização dos
materiais e informações; (2) leitura minuciosa dos documentos para levantamento das
informações; (3) codificação das frases ou palavras destacadas; (4) categorização dos códigos
por semelhança; (5) análise das categorias por meio do software Atlas.ti., para gerar
indicadores de risco associados à ideação suicida; (6) análise das ações realizadas pela
profissional de psicologia. Foram identificadas doze categorias de sentido e dezesseis
coocorrências. As que mais chamaram a atenção foram: I) “Consciência do Processo” e “Rede
de Apoio”; II) “Contexto Vulnerabilizado” e “Uso abusivo de drogas;” III) “Contexto
Vulnerabilizado” e “Dinâmica Familiar”; IV) “Preocupação com o outro” e “Rede de apoio”.
Considerando os resultados discutidos, é fundamental que o psicólogo escolar adote uma
perspectiva psicossocial para compreender as realidades dos estudantes, bem como as
violências e violações de direitos que a criança está manifestando. Conclui-se que, com base
no caso estudado, é possível desenvolver ações de prevenção ao suicídio em nível amplo, a
partir de uma psicologia escolar crítica. Este estudo foi apoiado pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (CNPq). | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to explore the potential roles of school psychology in addressing suicidal
ideation among elementary school students. It is qualitative research employing a case study
design and documentary analysis. The case of a student who exhibited suicidal ideation in her
discourse was selected for this case study. Information was collected from documents
including the Initial Contact, the Child Development Monitoring Report, the Mapping of
Daily Life Dimensions, and the Researcher’s Field Diaries, which documented actions
undertaken with the student. Data interpretation was carried out using González-Rey’s
constructive-interpretative model, encompassing the following steps: (1) organization of
materials and information; (2) meticulous review of documents to extract information; (3)
coding of highlighted phrases or words; (4) categorization of codes by similarity; (5) analysis
of categories using Atlas.ti software to generate risk indicators associated with suicidal
ideation; and (6) evaluation of the actions performed by the psychologist. Twelve categories
of meaning and sixteen co-occurrences were identified. Noteworthy categories included: I)
“Process Awareness” and “Support Network”; II) “Vulnerable Context” and “Substance
Abuse”; III) “Vulnerable Context” and “Family Dynamics”; IV) “Concern for Others” and
“Support Network”. Based on the results, it is essential for school psychologists to adopt a
psychosocial perspective to understand students’ realities, including the violence and rights
violations they may be experiencing. It is concluded that, based on the case studied, broadbased suicide prevention strategies can be developed from a critical school psychology
perspective. This study was funded by the National Council for Scientific and Technological
Development – Brazil (CNPq). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Integral | pt_BR |
dc.subject | Ideação suicida na escola | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.subject | Integral Development | pt_BR |
dc.subject | Suicidal Ideation at school | pt_BR |
dc.subject | School Psychology | pt_BR |
dc.title | Psicologia na escola e ideação suicida: possibilidades de ação | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2815525166797666 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.referee | Souza, Vera Lúcia Trevisan de | |
puc.referee | Netto, Nilson Berenchtein | |
puc.refereeLattes | 6876954243774464 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2244216489344337 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |