dc.contributor.advisor | Nakano, Tatiana de Cássia | |
dc.contributor.author | Fusaro, Luana Hilary | |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T19:14:37Z | |
dc.date.available | 2024-11-19T19:14:37Z | |
dc.date.issued | 2024-09-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17439 | |
dc.description.abstract | A dupla excepcionalidade pode ser definida pela ocorrência, combinada, de altas
habilidades/superdotação e um déficit, transtorno ou deficiência. Dada essa amplitude de perfis,
a avaliação desse quadro se mostra um desafio, visto que deve incluir aspectos relacionados
tanto às altas habilidades/superdotação (AH/SD) quanto das áreas deficientes. Diante da
‘inexistência de instrumentos específicos para avaliação desse quadro, o presente estudo visou
a construção de uma escala de triagem de indicadores de dupla excepcionalidade e a
investigação de suas qualidades psicométricas. Para isso, três estudos foram desenvolvidos. O
Estudo 1 teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura nacional e
internacional dos últimos dez anos sobre a dupla excepcionalidade. A análise de 42 artigos,
selecionados após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, indicou que a maior parte
deles foi publicada por pesquisadores dos Estados Unidos (40,4%), no contexto educacional
(80,9%), incluindo amostras mistas em relação ao sexo do participante (55,2%) e investigando
a relação entre AH/SD e transtorno do espectro autista - TEA (29,9%) e transtorno do déficit
de atenção e hiperatividade - TDAH (19,4%). As avaliações são realizadas principalmente a
partir do uso de testes de inteligência. O Estudo 2 teve como objetivo desenvolver o instrumento
com base na literatura específica da área, de modo a abranger os principais quadros: AH/SD
cognitiva, AH/SD criativa, TEA, TDAH e transtornos específicos de aprendizagem, em um
total de 120 itens. Por fim, o Estudo 3 teve como objetivo a investigação das evidências de
validade com base no conteúdo. Este estudo foi realizado em duas etapas, a primeira foi a
aplicação da escala em um grupo piloto composto por seis professoras e, a segunda, envolveu
a análise dos itens por quatro juízes especialistas. Os resultados da primeira etapa resultaram
na alteração e adequações de alguns itens, e os resultados da segunda etapa indicaram que
alguns itens não alcançaram a porcentagem de concordância adequadas, de modo que cinco
deles foram excluídos. A adequação do julgamento realizado pelos juízes foi estimada a partir
da estimativa do coeficiente Kappa, cujos resultados demonstraram valores adequados,
indicando concordância quase perfeita. Os resultados positivos, dos primeiros estudos
psicométricos da escala motivam a continuidade das investigações até que o instrumento possa
atender aos requisitos do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos, de modo a ter seu uso
profissional aprovado no Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | Twice exceptionality can be defined by the combined occurrence of giftedness and deficit,
disorder, or deficiency. Given this range of profiles, it is a challenge to evaluate any presented
status. Considering this status must include aspects related to, both, giftedness and deficient
areas, as it is intended to guarantee proper care to individual’s development in all their
potentials. Confronted with the lack of specific evaluation instruments for these profiles, the
present study aimed to build a triage scale with twice exceptionality indicators and investigate
the psychometric qualities of this study. For this purpose, three studies were developed. Study
1 proposed a systematic review of national and international literature on empirical studies,
from the past ten years, about twice exceptionality. The analysis of 42 articles, selected after
applying inclusion and exclusion criteria, indicated that most of them were published by
researchers from the United States (40.4%), in the educational context (80.9%), including
mixed samples in relation to the participant's gender (55.2%) and investigating the relationship
between AH/DS and autism spectrum disorder - ASD (29.9%) and attention deficit
hyperactivity disorder - ADHD (19.4%). Assessments are carried out mainly using intelligence
tests. Study 2 aimed to develop the instrument based on specific literature in the area, to cover
the main conditions: cognitive AH/SD, creative AH/SD, ASD, ADHD and specific learning
disorders, in a total of 120 items. Finally, Study 3 aimed to investigate validity evidence based
on content. This study was carried out in two stages, the first was the application of the scale in
a pilot group made up of six teachers and the second involved the analysis of the items by four
expert judges. The results of the first stage resulted in changes and adjustments to some items,
and the results of the second stage indicated that some items did not reach the appropriate
percentage of agreement, so five of them were excluded. The adequacy of the judgment made
by the judges was estimated based on the estimate of the Kappa coefficient, the results of which
demonstrated adequate values, indicating almost perfect agreement. The positive results of the
first psychometric studies of the scale motivate the continuation of investigations until the
instrument can meet the requirements of the Psychological Tests Assessment System, to have
its professional use approved in Brazil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR |
dc.subject | avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject | educação especial | pt_BR |
dc.subject | giftedness | pt_BR |
dc.subject | psychological evaluation | pt_BR |
dc.subject | special education | pt_BR |
dc.title | Escala de triagem de dupla excepcionalidade: construção e estudos psicométricos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4021929256976390 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8092049870780985 | pt_BR |
puc.referee | Wechsler, Solange Muglia | |
puc.referee | Rondini, Carina Alexandra | |
puc.refereeLattes | 8649532766623043 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3934557874525508 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |