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dc.contributor.advisorNakano, Tatiana de Cássia
dc.contributor.authorFusaro, Luana Hilary
dc.date.accessioned2024-11-19T19:14:37Z
dc.date.available2024-11-19T19:14:37Z
dc.date.issued2024-09-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17439
dc.description.abstractA dupla excepcionalidade pode ser definida pela ocorrência, combinada, de altas habilidades/superdotação e um déficit, transtorno ou deficiência. Dada essa amplitude de perfis, a avaliação desse quadro se mostra um desafio, visto que deve incluir aspectos relacionados tanto às altas habilidades/superdotação (AH/SD) quanto das áreas deficientes. Diante da ‘inexistência de instrumentos específicos para avaliação desse quadro, o presente estudo visou a construção de uma escala de triagem de indicadores de dupla excepcionalidade e a investigação de suas qualidades psicométricas. Para isso, três estudos foram desenvolvidos. O Estudo 1 teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura nacional e internacional dos últimos dez anos sobre a dupla excepcionalidade. A análise de 42 artigos, selecionados após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, indicou que a maior parte deles foi publicada por pesquisadores dos Estados Unidos (40,4%), no contexto educacional (80,9%), incluindo amostras mistas em relação ao sexo do participante (55,2%) e investigando a relação entre AH/SD e transtorno do espectro autista - TEA (29,9%) e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH (19,4%). As avaliações são realizadas principalmente a partir do uso de testes de inteligência. O Estudo 2 teve como objetivo desenvolver o instrumento com base na literatura específica da área, de modo a abranger os principais quadros: AH/SD cognitiva, AH/SD criativa, TEA, TDAH e transtornos específicos de aprendizagem, em um total de 120 itens. Por fim, o Estudo 3 teve como objetivo a investigação das evidências de validade com base no conteúdo. Este estudo foi realizado em duas etapas, a primeira foi a aplicação da escala em um grupo piloto composto por seis professoras e, a segunda, envolveu a análise dos itens por quatro juízes especialistas. Os resultados da primeira etapa resultaram na alteração e adequações de alguns itens, e os resultados da segunda etapa indicaram que alguns itens não alcançaram a porcentagem de concordância adequadas, de modo que cinco deles foram excluídos. A adequação do julgamento realizado pelos juízes foi estimada a partir da estimativa do coeficiente Kappa, cujos resultados demonstraram valores adequados, indicando concordância quase perfeita. Os resultados positivos, dos primeiros estudos psicométricos da escala motivam a continuidade das investigações até que o instrumento possa atender aos requisitos do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos, de modo a ter seu uso profissional aprovado no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractTwice exceptionality can be defined by the combined occurrence of giftedness and deficit, disorder, or deficiency. Given this range of profiles, it is a challenge to evaluate any presented status. Considering this status must include aspects related to, both, giftedness and deficient areas, as it is intended to guarantee proper care to individual’s development in all their potentials. Confronted with the lack of specific evaluation instruments for these profiles, the present study aimed to build a triage scale with twice exceptionality indicators and investigate the psychometric qualities of this study. For this purpose, three studies were developed. Study 1 proposed a systematic review of national and international literature on empirical studies, from the past ten years, about twice exceptionality. The analysis of 42 articles, selected after applying inclusion and exclusion criteria, indicated that most of them were published by researchers from the United States (40.4%), in the educational context (80.9%), including mixed samples in relation to the participant's gender (55.2%) and investigating the relationship between AH/DS and autism spectrum disorder - ASD (29.9%) and attention deficit hyperactivity disorder - ADHD (19.4%). Assessments are carried out mainly using intelligence tests. Study 2 aimed to develop the instrument based on specific literature in the area, to cover the main conditions: cognitive AH/SD, creative AH/SD, ASD, ADHD and specific learning disorders, in a total of 120 items. Finally, Study 3 aimed to investigate validity evidence based on content. This study was carried out in two stages, the first was the application of the scale in a pilot group made up of six teachers and the second involved the analysis of the items by four expert judges. The results of the first stage resulted in changes and adjustments to some items, and the results of the second stage indicated that some items did not reach the appropriate percentage of agreement, so five of them were excluded. The adequacy of the judgment made by the judges was estimated based on the estimate of the Kappa coefficient, the results of which demonstrated adequate values, indicating almost perfect agreement. The positive results of the first psychometric studies of the scale motivate the continuation of investigations until the instrument can meet the requirements of the Psychological Tests Assessment System, to have its professional use approved in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
dc.subjectavaliação psicológicapt_BR
dc.subjecteducação especialpt_BR
dc.subjectgiftednesspt_BR
dc.subjectpsychological evaluationpt_BR
dc.subjectspecial educationpt_BR
dc.titleEscala de triagem de dupla excepcionalidade: construção e estudos psicométricospt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes4021929256976390pt_BR
puc.advisorLattes8092049870780985pt_BR
puc.refereeWechsler, Solange Muglia
puc.refereeRondini, Carina Alexandra
puc.refereeLattes8649532766623043pt_BR
puc.refereeLattes3934557874525508pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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