dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lúcia Trevisan de | |
dc.contributor.author | Mac Knight, Marcela de Sales | |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T19:26:34Z | |
dc.date.available | 2024-11-19T19:26:34Z | |
dc.date.issued | 2024-09-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17440 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa situa-se no campo dos estudos de natureza qualitativa e participativa,
caracterizando-se como uma pesquisa-intervenção-arte. Ancorada nos pressupostos teóricometodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, seu objetivo geral consiste em analisar as
significações do sofrimento expresso por estudantes adolescentes do Ensino Fundamental II e
do Ensino Médio na escola. Para tanto, nos valemos de materialidades artísticas - como contos,
trechos de séries, curtas-metragens, livros, fotografias, pinturas, esculturas - enquanto
instrumentos de mediação das expressões dos estudantes, de modo a acessar o fenômeno
investigado. Também adotamos como marco teórico a categoria de sofrimento ético-político, e
seu par indissociável, a saúde ético-política. Participaram da pesquisa estudantes de duas turmas
do Ensino Fundamental II e de uma turma do Ensino Médio, de uma escola da rede estadual de
ensino, situada na periferia de uma grande cidade do interior do estado de São Paulo. Junto a
esses coletivos, realizamos encontros semanais com aproximadamente uma hora e meia de
duração, sobre temáticas relacionadas ao sofrimento vivenciado em seu cotidiano. Tais
encontros foram gravados e transcritos, compondo as fontes de dados juntamente com os diários
de campo e as produções autorais dos adolescentes. Como resultados, temos a manifestação do
medo em múltiplas camadas de significações e contradições, entre as quais o medo da morte
física e simbólica. A um só tempo, emerge nas expressões dos estudantes uma atração por
ações/atitudes que colocam em risco sua segurança física, as quais constituem modos de
“perseverar na existência”. Já no âmbito do papel das instituições na vida atual e futura dos
participantes, a escola se destaca, produzindo, a um só tempo, sofrimento ético-político, e
possibilidades de acesso a um futuro mais digno, ou meios para a superação de suas atuais
condições de vida, a partir das seguintes contradições: escola do acolhimento x escola da
opressão; garantia de direitos x disciplinamento dos corpos; resistência e luta x impotência
diante das autoridades. Ademais, evidenciamos um sentimento de subalternidade dos
adolescentes em relação ao governo e ao mercado, em oposição a revolta e indignação frente
ao caráter desumano e explorador do trabalho. Por fim, abordamos o racismo e o preconceito
como fontes de sofrimento ético-político dos estudantes, cujas manifestações por vezes se dão
em um incômodo, uma suposta “brincadeira”, ou uma expressão de revolta. O presente trabalho
revelou a potência de ações voltadas ao coletivo para avançar no processo de conscientização
dos adolescentes sobre suas condições de vida. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research belongs to the area of a qualitative and participatory nature studies, characterized
as research-intervention-art. Anchored in the theoretical-methodological assumptions of
Historical-Cultural Psychology, its general objective consists of analyzing the meanings of
suffering expressed by adolescent students in Middle School and High School. To this end, we
use artistic materialities - such as short stories, excerpts from series, short films, books,
photographs, paintings, sculptures - as instruments for mediating students' expressions, in order
to access the phenomenon investigated. We also adopted as a theoretical framework the
category of ethical-political suffering, and its inseparable pair, ethical-political health. Students
from two Middle School classes and one High School class from a state school, located on the
outskirts of a large city in the interior of the state of São Paulo, participated in the research.
Together with these groups, we held weekly meetings lasting approximately one and a half
hours, on topics related to the suffering experienced in their daily lives. These meetings were
recorded and transcribed, composing the data sources along with the field diaries and the
adolescents' authorial productions. As a result, we have the manifestation of fear in multiple
layers of meanings and contradictions, including the fear of physical and symbolic death. At
the same time, an attraction to actions/attitudes that put their physical safety at risk emerges in
the students' expressions, which constitute ways of “persevering in existence”. In terms of the
role of institutions in the current and future lives of participants, the school stands out,
producing, at the same time, ethical-political suffering, and possibilities of access to a more
dignified future, or means to overcome their current living conditions, based on the following
contradictions: school of reception x school of oppression; guarantee of rights x discipline of
bodies; resistance and struggle x impotence in the face of authorities. Furthermore, we
evidenced a feeling of subordination among teenagers towards the government and the market,
as opposed to revolt and indignation at the inhumane and exploitative nature of work. Finally,
we address racism and prejudice as sources of ethical-political suffering among students, whose
manifestations sometimes take the form of discomfort, a supposed “joke”, or an expression of
revolt. This work revealed the power of actions aimed at the collective to advance the process
of raising awareness among adolescents about their living conditions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Sofrimento | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.subject | Adolescents | pt_BR |
dc.subject | Suffering | pt_BR |
dc.subject | Historical-Cultural Psychology | pt_BR |
dc.subject | School Psychology | pt_BR |
dc.title | O sofrimento como mediação da vida cotidiana: significações de adolescentes da escola pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8411236153788245 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6876954243774464 | pt_BR |
puc.referee | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
puc.referee | Dazzani, Maria Virgínia Machado | |
puc.refereeLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3585360338429711 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |