Show simple item record

dc.contributor.advisorDellazzana-Zanon, Letícia Lovato
dc.contributor.authorLeite, Juliano Porto de Cerqueira
dc.date.accessioned2024-11-19T19:45:19Z
dc.date.available2024-11-19T19:45:19Z
dc.date.issued2024-09-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17441
dc.description.abstractA vida das pessoas é amplamente influenciada pela presença de propósito. Pesquisas empíricas têm repetidamente validado a associação significativa entre propósito de vida e diversos aspectos positivos do desenvolvimento humano, como satisfação com a vida, esperança, saúde física e motivação. Embora seja comumente considerado um marco do desenvolvimento adulto, evidências crescentes sugerem a importância de avaliar propósito de vida antes dessa fase do desenvolvimento. Na adolescência, a ênfase em promover um senso de propósito é particularmente crucial para facilitar o desenvolvimento da identidade do indivíduo. Levando isso em consideração, ter um instrumento para avaliar o propósito de vida na adolescência seria benéfico, especialmente para pesquisadores e educadores que desejam realizar e avaliar intervenções destinadas a promover o senso de propósito. No entanto, o foco da maioria dos instrumentos de medida desenvolvidos e adaptados para a população brasileira tem sido a população adulta. Além disso, não se tem notícia sobre a construção ou adaptação de algum instrumento que avalie propósito de vida a partir da perspectiva teórica de Damon, Menon e Bronk (2003). Essa perspectiva sobre propósito contempla três dimensões: intenção, engajamento e motivação pró-social. Assim, decidiu-se traduzir e adaptar a Measure of Adolescent Purpose (MAP), desenvolvida em 2020 por Summers e Falco. O processo de adaptação da versão brasileira da MAP foi realizado em 6 etapas. Inicialmente, o instrumento foi traduzido para o português por dois tradutores bilíngues independentes, nativos no idioma alvo e fluentes no idioma inglês. Em seguida, a síntese das duas versões do instrumento traduzido foi realizada pelo autor deste trabalho. A síntese foi então avaliada pelo público-alvo em 12 grupos focais compostos por adolescentes de 12 a 17 anos de escolas públicas e particulares. Após a revisão do instrumento, tendo em vista os resultados dos grupos focais, ele foi enviado à cinco juízes experts nos temas de adolescência e/ou propósito de vida. A avaliação de juízes consistiu na categorização dos itens por fator e na avaliação da representatividade de cada item. Feitas as devidas alterações, a versão final do instrumento adaptado passou por um processo de tradução reversa para o inglês, a fim de conferir se o sentido original dos itens foi mantido após o processo de adaptação. Por fim, foi conduzido um estudo-piloto com uma amostra pequena representativa do público-alvo para verificar se o instrumento estava pronto para ser utilizado em futuras coletas. Os resultados das etapas de adaptação foram satisfatórios, demonstrando a validade semântica e de conteúdo do instrumento. As sugestões do público-alvo e dos juízes garantiram que os itens fossem claros e representativos do propósito na adolescência. O estudo-piloto confirmou a compreensão plena dos itens pelos adolescentes, sem necessidade de ajustes adicionais. A versão final da MAP adaptada se mostrou adequada para aplicação em diferentes contextos educacionais e clínicos, oferecendo um instrumento robusto para avaliar o propósito de vida de adolescentes brasileiros. Espera-se que o instrumento adaptado contribua substancialmente para o estudo e a mensuração do propósito de vida na população adolescente no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractPeople's lives are significantly influenced by the presence of purpose. Empirical research has repeatedly validated the strong association between purpose in life and various positive aspects of human development, such as life satisfaction, hope, physical health, and motivation. Although commonly regarded as a milestone of adult development, growing evidence suggests the importance of assessing purpose before reaching this developmental stage. During adolescence, the emphasis on fostering a sense of purpose is particularly crucial for facilitating the development of individual identity. Thus, having a measure to assess purpose in life during adolescence would be beneficial, especially for researchers and educators aiming to implement and evaluate interventions designed to promote a sense of purpose. However, most measurement instruments developed and adapted for the Brazilian population have focused on adults. Moreover, there is no known instrument that assesses purpose from the theoretical perspective of Damon, Menon, and Bronk (2003). This perspective on purpose encompasses three dimensions: intention, engagement, and pro-social motivation. Therefore, it was decided to translate and adapt the Measure of Adolescent Purpose (MAP), developed in 2020 by Summers and Falco. The adaptation process of the Brazilian version of the MAP was conducted in 6 stages. Initially, the instrument was translated into Portuguese by two independent bilingual translators, who were native speakers of the target language and fluent in English. Next, the synthesis of the two translated versions of the instrument was carried out by the author of this work. The synthesis was then evaluated by the target audience in 12 focus groups comprised of adolescents aged 12 to 17 from public and private schools. After the instrument's revision, considering the results from the focus groups, it was sent to five expert judges in the fields of adolescence and/or purpose. The judges' evaluation involved categorizing the items by factor and assessing the representativeness of each item. After making the necessary changes, the final adapted version of the instrument underwent a back-translation process into English to ensure that the original meaning of the items was maintained after adaptation. Finally, a pilot study was conducted with a small representative sample of the target audience to verify whether the instrument was ready for use in future data collections. The results of the adaptation stages were satisfactory, demonstrating the semantic and content validity of the instrument. Suggestions from the target audience and expert judges ensured that the items were clear and representative of purpose in adolescence. The pilot study confirmed the adolescents' full comprehension of the items, with no need for further adjustments. The final adapted version of the MAP proved suitable for application in various educational and clinical contexts, offering a robust instrument to assess purpose in life of Brazilian adolescents. It is expected that the adapted instrument will substantially contribute to the study and measurement of purpose among the adolescent population in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectpsicologiapt_BR
dc.subjectpropósito de vidapt_BR
dc.subjectadolescênciapt_BR
dc.subjectpsicometriapt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectpurpose in lifept_BR
dc.subjectadolescencept_BR
dc.subjectpsychometrypt_BR
dc.titleAdaptação e evidências de validade de conteúdo da Measure of Adolescent Purpose (MAP)pt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes7552761733593036pt_BR
puc.advisorLattes7738167015455111pt_BR
puc.refereeBaptista, Makilim Nunes
puc.refereeNoronha, Ana Paula Porto
puc.refereeLattes2765185142133152pt_BR
puc.refereeLattes6828140799795494pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record