dc.contributor.advisor | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
dc.contributor.author | Leite, Juliano Porto de Cerqueira | |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T19:45:19Z | |
dc.date.available | 2024-11-19T19:45:19Z | |
dc.date.issued | 2024-09-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17441 | |
dc.description.abstract | A vida das pessoas é amplamente influenciada pela presença de propósito. Pesquisas empíricas têm
repetidamente validado a associação significativa entre propósito de vida e diversos aspectos
positivos do desenvolvimento humano, como satisfação com a vida, esperança, saúde física e
motivação. Embora seja comumente considerado um marco do desenvolvimento adulto, evidências
crescentes sugerem a importância de avaliar propósito de vida antes dessa fase do desenvolvimento.
Na adolescência, a ênfase em promover um senso de propósito é particularmente crucial para
facilitar o desenvolvimento da identidade do indivíduo. Levando isso em consideração, ter um
instrumento para avaliar o propósito de vida na adolescência seria benéfico, especialmente para
pesquisadores e educadores que desejam realizar e avaliar intervenções destinadas a promover o
senso de propósito. No entanto, o foco da maioria dos instrumentos de medida desenvolvidos e
adaptados para a população brasileira tem sido a população adulta. Além disso, não se tem notícia
sobre a construção ou adaptação de algum instrumento que avalie propósito de vida a partir da
perspectiva teórica de Damon, Menon e Bronk (2003). Essa perspectiva sobre propósito contempla
três dimensões: intenção, engajamento e motivação pró-social. Assim, decidiu-se traduzir e adaptar
a Measure of Adolescent Purpose (MAP), desenvolvida em 2020 por Summers e Falco. O processo
de adaptação da versão brasileira da MAP foi realizado em 6 etapas. Inicialmente, o instrumento
foi traduzido para o português por dois tradutores bilíngues independentes, nativos no idioma alvo
e fluentes no idioma inglês. Em seguida, a síntese das duas versões do instrumento traduzido foi
realizada pelo autor deste trabalho. A síntese foi então avaliada pelo público-alvo em 12 grupos
focais compostos por adolescentes de 12 a 17 anos de escolas públicas e particulares. Após a
revisão do instrumento, tendo em vista os resultados dos grupos focais, ele foi enviado à cinco
juízes experts nos temas de adolescência e/ou propósito de vida. A avaliação de juízes consistiu na
categorização dos itens por fator e na avaliação da representatividade de cada item. Feitas as
devidas alterações, a versão final do instrumento adaptado passou por um processo de tradução
reversa para o inglês, a fim de conferir se o sentido original dos itens foi mantido após o processo
de adaptação. Por fim, foi conduzido um estudo-piloto com uma amostra pequena representativa
do público-alvo para verificar se o instrumento estava pronto para ser utilizado em futuras coletas.
Os resultados das etapas de adaptação foram satisfatórios, demonstrando a validade semântica e de
conteúdo do instrumento. As sugestões do público-alvo e dos juízes garantiram que os itens fossem
claros e representativos do propósito na adolescência. O estudo-piloto confirmou a compreensão
plena dos itens pelos adolescentes, sem necessidade de ajustes adicionais. A versão final da MAP
adaptada se mostrou adequada para aplicação em diferentes contextos educacionais e clínicos,
oferecendo um instrumento robusto para avaliar o propósito de vida de adolescentes brasileiros.
Espera-se que o instrumento adaptado contribua substancialmente para o estudo e a mensuração do
propósito de vida na população adolescente no Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | People's lives are significantly influenced by the presence of purpose. Empirical research has
repeatedly validated the strong association between purpose in life and various positive aspects of
human development, such as life satisfaction, hope, physical health, and motivation. Although
commonly regarded as a milestone of adult development, growing evidence suggests the
importance of assessing purpose before reaching this developmental stage. During adolescence,
the emphasis on fostering a sense of purpose is particularly crucial for facilitating the development
of individual identity. Thus, having a measure to assess purpose in life during adolescence would
be beneficial, especially for researchers and educators aiming to implement and evaluate
interventions designed to promote a sense of purpose. However, most measurement instruments
developed and adapted for the Brazilian population have focused on adults. Moreover, there is no
known instrument that assesses purpose from the theoretical perspective of Damon, Menon, and
Bronk (2003). This perspective on purpose encompasses three dimensions: intention, engagement,
and pro-social motivation. Therefore, it was decided to translate and adapt the Measure of
Adolescent Purpose (MAP), developed in 2020 by Summers and Falco. The adaptation process of
the Brazilian version of the MAP was conducted in 6 stages. Initially, the instrument was translated
into Portuguese by two independent bilingual translators, who were native speakers of the target
language and fluent in English. Next, the synthesis of the two translated versions of the instrument
was carried out by the author of this work. The synthesis was then evaluated by the target audience
in 12 focus groups comprised of adolescents aged 12 to 17 from public and private schools. After
the instrument's revision, considering the results from the focus groups, it was sent to five expert
judges in the fields of adolescence and/or purpose. The judges' evaluation involved categorizing
the items by factor and assessing the representativeness of each item. After making the necessary
changes, the final adapted version of the instrument underwent a back-translation process into
English to ensure that the original meaning of the items was maintained after adaptation. Finally,
a pilot study was conducted with a small representative sample of the target audience to verify
whether the instrument was ready for use in future data collections. The results of the adaptation
stages were satisfactory, demonstrating the semantic and content validity of the instrument.
Suggestions from the target audience and expert judges ensured that the items were clear and
representative of purpose in adolescence. The pilot study confirmed the adolescents' full
comprehension of the items, with no need for further adjustments. The final adapted version of the
MAP proved suitable for application in various educational and clinical contexts, offering a robust
instrument to assess purpose in life of Brazilian adolescents. It is expected that the adapted
instrument will substantially contribute to the study and measurement of purpose among the
adolescent population in Brazil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | psicologia | pt_BR |
dc.subject | propósito de vida | pt_BR |
dc.subject | adolescência | pt_BR |
dc.subject | psicometria | pt_BR |
dc.subject | Psychology | pt_BR |
dc.subject | purpose in life | pt_BR |
dc.subject | adolescence | pt_BR |
dc.subject | psychometry | pt_BR |
dc.title | Adaptação e evidências de validade de conteúdo da Measure of Adolescent Purpose (MAP) | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7552761733593036 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.referee | Baptista, Makilim Nunes | |
puc.referee | Noronha, Ana Paula Porto | |
puc.refereeLattes | 2765185142133152 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6828140799795494 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |