Show simple item record

dc.contributor.advisorDellazzana-Zanon, Letícia Lovato
dc.contributor.authorRosado, Ana Flávia de Paula
dc.date.accessioned2024-11-19T19:55:39Z
dc.date.available2024-11-19T19:55:39Z
dc.date.issued2024-09-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17442
dc.description.abstractO projeto de vida é um conjunto de objetivos, definidos pelo indivíduo, significativos para o eu e para o mundo além do eu. A adolescência é uma fase central para a construção de projetos de vida, os quais podem motivar o desenvolvimento pró-social, contribuir para a escolha de comportamentos saudáveis na adolescência e ser um fator de resiliência. Alguns fatores de proteção que podem ser desenvolvidos e estimulados no contexto esportivo são planejamento de atividades e rotina, aquisição de competências cognitivas e sociais, vivência de experiências positivas fora do contexto familiar, construção da autoestima e desenvolvimento de habilidades para enfrentamento de situações diversas. O objetivo deste estudo foi compreender qual a influência da inserção no esporte de alto rendimento no desenvolvimento de projetos de vida de adolescentes. Pretendeu-se: (a) investigar como a vivência cotidiana de adolescentes inseridas em um time de base de voleibol da região metropolitana de São Paulo auxilia no desenvolvimento e construção de seus projetos de vida; e (b) entender como essa vivência auxilia no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades socioemocionais das adolescentes em questão. Participaram dos estudo nove adolescentes atletas que integravam a equipe sub-19 de um time de vôlei da região metropolitana de São Paulo. Foram utilizados o Questionário de Dados Sociodemográficos e o Protocolo de Entrevista Semiestruturada sobre Esporte e Projeto de Vida para Adolescentes Atletas de Voleibol, elaborados para este estudo. As atletas foram entrevistadas individualmente, de forma presencial e on-line, e as entrevistas foram gravadas em áudio. Os dados foram analisados por meio de Análise Temática. Foi seguido o Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para assegurar a qualidade da pesquisa qualitativa. Os resultados da Análise Temática permitiram a identificação de dois temas: Implicações do Esporte na Construção de Projetos de Vida e Habilidades Socioemocionais no Contexto do Esporte, nos quais foram contemplados aspectos diversos acerca dos projetos de vida das adolescentes e das diferentes categorias atribuídas às habilidades socioemocionais. Os resultados indicaram a centralidade do esporte para a construção de projetos de vida das adolescentes entrevistadas. Compreendeu-se, portanto, que a vivência cotidiana destas atletas na equipe da qual fazem parte as auxilia a estruturarem os planos que desenvolvem para suas vidas, independentemente de como o vôlei seja projetado por elas em seus futuros. Além disso, as relações interpessoais desenvolvidas no contexto esportivo se mostraram significativas para o aprimoramento de habilidades socioemocionais diversas, tais como autogestão, resiliência emocional, respeito e autoestima. Este estudo contribui para a Psicologia do Esporte por lançar luz ao papel do esporte no desenvolvimento de projetos de vida atletas adolescentes de alto rendimento. Espera-se que este estudo evidencie o impacto e favorecimento do contexto esportivo na construção de projetos de vida e auxilie a atuação de profissionais que atuem nesse contexto. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com essa população, visando ampliar mais os conhecimentos acerca da temática.pt_BR
dc.description.abstractLife purpose is a set of goals, defined by the individual, that are meaningful to the self and to the world beyond the self. Adolescence is a central phase for building life projects, which can motivate pro-social development, contribute to the choice of healthy behaviors in adolescence and be a factor of resilience. Some protective factors that can be developed and encouraged in the sporting context are planning activities and routine, acquiring cognitive and social skills, having positive experiences outside the family context, building self-esteem and developing skills to face different situations. The objective of this study was to understand the influence of participation in sport on the development of adolescents' life projects. The aim was to: (a) investigate how the daily experience of teenagers included in a volleyball team in the metropolitan region of São Paulo helps in the development and construction of their life projects; and (b) understand how this experience helps in the development and improvement of socio-emotional skills of the adolescents in question. Nine teenage athletes who were part of the under-19 team of a volleyball team in the metropolitan region of São Paulo participated in the study.The Sociodemographic Data Questionnaire and the Semi-Structured Interview Protocol on Sport and Life Project for Adolescent Volleyball Athletes, developed for this study, were used. The athletes were interviewed individually, in person and online, and the interviews were audio recorded. The data was analyzed using Thematic Analysis. The Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) was followed to ensure the quality of qualitative research. The results of the Thematic Analysis allowed the identification of two themes: Implications of Sport in the Construction of Life Projects and Socio-emotional Skills in the Context of Sport, in which different aspects of the adolescents' life projects and the different categories attributed to socio-emotional skills were considered. The results indicated the centrality of sport in the construction of life projects for the adolescents interviewed. It was understood, therefore, that the daily experience of these athletes in the team they are part of helps them structure the plans they develop for their lives, regardless of how volleyball is projected by them in their futures. Furthermore, the interpersonal relationships developed in this sporting context proved to be significant for improving various socio-emotional skills, such as self-management, emotional resilience, respect and self-esteem. It is expected that this study will highlight the impact and favor of the sporting context in the construction of life projects and help the work of professionals who work in this context. It is suggested that new studies be carried out with this population, aiming to further expand knowledge on the subject.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPsicologia do Esportept_BR
dc.subjectProjeto de Vidapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectSport Psychologypt_BR
dc.subjectPurposept_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.titleInfluência do esporte no projeto de vida de adolescentes: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes9218403133130994pt_BR
puc.advisorLattes7738167015455111pt_BR
puc.refereeCury, Vera Engler
puc.refereePeixoto, Evandro Morais
puc.refereeLattes3414308343809480pt_BR
puc.refereeLattes1872961522740682pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record