dc.contributor.advisor | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
dc.contributor.author | Rosado, Ana Flávia de Paula | |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T19:55:39Z | |
dc.date.available | 2024-11-19T19:55:39Z | |
dc.date.issued | 2024-09-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17442 | |
dc.description.abstract | O projeto de vida é um conjunto de objetivos, definidos pelo indivíduo, significativos para o eu
e para o mundo além do eu. A adolescência é uma fase central para a construção de projetos de
vida, os quais podem motivar o desenvolvimento pró-social, contribuir para a escolha de
comportamentos saudáveis na adolescência e ser um fator de resiliência. Alguns fatores de
proteção que podem ser desenvolvidos e estimulados no contexto esportivo são planejamento
de atividades e rotina, aquisição de competências cognitivas e sociais, vivência de experiências
positivas fora do contexto familiar, construção da autoestima e desenvolvimento de habilidades
para enfrentamento de situações diversas. O objetivo deste estudo foi compreender qual a
influência da inserção no esporte de alto rendimento no desenvolvimento de projetos de vida
de adolescentes. Pretendeu-se: (a) investigar como a vivência cotidiana de adolescentes
inseridas em um time de base de voleibol da região metropolitana de São Paulo auxilia no
desenvolvimento e construção de seus projetos de vida; e (b) entender como essa vivência
auxilia no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades socioemocionais das adolescentes
em questão. Participaram dos estudo nove adolescentes atletas que integravam a equipe sub-19
de um time de vôlei da região metropolitana de São Paulo. Foram utilizados o Questionário de
Dados Sociodemográficos e o Protocolo de Entrevista Semiestruturada sobre Esporte e Projeto
de Vida para Adolescentes Atletas de Voleibol, elaborados para este estudo. As atletas foram
entrevistadas individualmente, de forma presencial e on-line, e as entrevistas foram gravadas
em áudio. Os dados foram analisados por meio de Análise Temática. Foi seguido o
Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para assegurar a qualidade
da pesquisa qualitativa. Os resultados da Análise Temática permitiram a identificação de dois
temas: Implicações do Esporte na Construção de Projetos de Vida e Habilidades
Socioemocionais no Contexto do Esporte, nos quais foram contemplados aspectos diversos
acerca dos projetos de vida das adolescentes e das diferentes categorias atribuídas às habilidades
socioemocionais. Os resultados indicaram a centralidade do esporte para a construção de
projetos de vida das adolescentes entrevistadas. Compreendeu-se, portanto, que a vivência
cotidiana destas atletas na equipe da qual fazem parte as auxilia a estruturarem os planos que
desenvolvem para suas vidas, independentemente de como o vôlei seja projetado por elas em
seus futuros. Além disso, as relações interpessoais desenvolvidas no contexto esportivo se
mostraram significativas para o aprimoramento de habilidades socioemocionais diversas, tais
como autogestão, resiliência emocional, respeito e autoestima. Este estudo contribui para a
Psicologia do Esporte por lançar luz ao papel do esporte no desenvolvimento de projetos de
vida atletas adolescentes de alto rendimento. Espera-se que este estudo evidencie o impacto e
favorecimento do contexto esportivo na construção de projetos de vida e auxilie a atuação de
profissionais que atuem nesse contexto. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com essa
população, visando ampliar mais os conhecimentos acerca da temática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Life purpose is a set of goals, defined by the individual, that are meaningful to the self and to
the world beyond the self. Adolescence is a central phase for building life projects, which can
motivate pro-social development, contribute to the choice of healthy behaviors in adolescence
and be a factor of resilience. Some protective factors that can be developed and encouraged in
the sporting context are planning activities and routine, acquiring cognitive and social skills,
having positive experiences outside the family context, building self-esteem and developing
skills to face different situations. The objective of this study was to understand the influence of
participation in sport on the development of adolescents' life projects. The aim was to: (a)
investigate how the daily experience of teenagers included in a volleyball team in the
metropolitan region of São Paulo helps in the development and construction of their life
projects; and (b) understand how this experience helps in the development and improvement of
socio-emotional skills of the adolescents in question. Nine teenage athletes who were part of
the under-19 team of a volleyball team in the metropolitan region of São Paulo participated in
the study.The Sociodemographic Data Questionnaire and the Semi-Structured Interview
Protocol on Sport and Life Project for Adolescent Volleyball Athletes, developed for this study,
were used. The athletes were interviewed individually, in person and online, and the interviews
were audio recorded. The data was analyzed using Thematic Analysis. The Consolidated
Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) was followed to ensure the quality of
qualitative research. The results of the Thematic Analysis allowed the identification of two
themes: Implications of Sport in the Construction of Life Projects and Socio-emotional Skills
in the Context of Sport, in which different aspects of the adolescents' life projects and the
different categories attributed to socio-emotional skills were considered. The results indicated
the centrality of sport in the construction of life projects for the adolescents interviewed. It was
understood, therefore, that the daily experience of these athletes in the team they are part of
helps them structure the plans they develop for their lives, regardless of how volleyball is
projected by them in their futures. Furthermore, the interpersonal relationships developed in
this sporting context proved to be significant for improving various socio-emotional skills, such
as self-management, emotional resilience, respect and self-esteem. It is expected that this study
will highlight the impact and favor of the sporting context in the construction of life projects
and help the work of professionals who work in this context. It is suggested that new studies be
carried out with this population, aiming to further expand knowledge on the subject. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do Esporte | pt_BR |
dc.subject | Projeto de Vida | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Sport Psychology | pt_BR |
dc.subject | Purpose | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | pt_BR |
dc.title | Influência do esporte no projeto de vida de adolescentes: um estudo exploratório | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9218403133130994 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.referee | Cury, Vera Engler | |
puc.referee | Peixoto, Evandro Morais | |
puc.refereeLattes | 3414308343809480 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1872961522740682 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |