Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 346-365 de 724
-
Gestão da educação estadual: elementos de uma realidade vivenciada
(PUC-Campinas, 2008-02-18)Esta dissertação de mestrado teve como objeto de estudo o conceito de gestão que vem sendo instituído pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo a partir de meados da década de 1990 até 2005. Partimos de ... -
Gestão da escola de tempo integral: o caso de uma escola pública de ensino fundamental do município de Americana (SP)
(PUC-Campinas, 2013-12-06)A presente pesquisa teve como objetivo investigar os desafios do processo de gestão de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Americana - SP, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Buscou-se ... -
Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
(PUC-Campinas, 2006-10-16)O ambiente atual, caracterizado por grande instabilidade e altamente competitivo, tem obrigado as organizações a constantemente implementarem mudanças com o objetivo de se destacarem ou se manterem competitivas. E é para ... -
Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade
(PUC-Campinas, 2007-06-26)Ao Analisarmos o papel da informação no contexto hoteleiro, este trabalho intitulado: Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade mostra como a coleta de dados, sua transformação ... -
Gestão da informação e do conhecimento: análise dos processos de tomada de decisão dos gestores da saúde pública de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2005-03-22)O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa inscrito no CNPq como Grupo de Pesquisa de Gestão da Informação sob coordenação da orientadora desta dissertação. Consistiu-se numa análise do processo decisório dos ... -
Gestão da segurança da informação: um olhar a partir da Ciência da Informação
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A informação tem sido apontada como a principal fonte de poder nas organizações e, portanto faz necessário ser protegida. Para isso NBR ISO/ IEC 27001 define diretrizes para implementação de um Sistema de Gestão de Segurança ... -
Gestão democrática e participativa: o estado do conhecimento de teses e dissertações nacionais (1998 a 2010)
(PUC-Campinas, 2013-02-07)A gestão da escola, de forma particular a gestão democrática, vem ganhando destaque nas pesquisas científicas brasileiras nos últimos anos. A estrutura da educação sofre diversas modificações influenciadas por questões ... -
Gestão do conhecimento aplicado ao planejamento estratégico de instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2006-12-05)Com as constantes mudanças do mundo globalizado e o acirramento da concorrência, as incertezas do futuro são cada vez maiores para qualquer organização. Não menos diferente é a situação das Instituições de Ensino Superior ... -
Gestão do conhecimento no treinamento e desenvolvimento de pessoas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)As organizações estão cada vez mais pressionadas a responderem às demandas do mercado e às mudanças sofridas com rapidez, porém buscando as melhores práticas em seus processos. Esta pesquisa procurou, neste contexto, ... -
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
(PUC-Campinas, 2020-02-14)Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, ... -
Gestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão
(PUC-Campinas, 2016-02-17)Um dos desafios da gestão escolar, no século XXI, implica a qualidade da educação básica. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo investigar as ações e estratégias desencadeadas pelos gestores escolares das escolas ... -
Gestão universitária: perfil e atuação
(PUC-Campinas, 2006-02-23)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária e estuda as interfaces da gestão universitária, bem como a atuação que a caracteriza. Entendendo-se como gestores universitários, ... -
Gênese e evolução do mestrado em ciência da informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(PUC-Campinas, 2005-06-27)A presente pesquisa configura-se como um estudo diacrônico do percurso do Mestrado em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, desde sua criação, em 1977, até o ano de 2004. Nesses 27 anos, o ... -
Governamentalidade e multiculturalismo na revista nova escola
(PUC-Campinas, 2016-12-15)Esta pesquisa tratou de investigar como o tema multiculturalismo vem sendo veiculado na mídia – especificamente, na revista Nova Escola. O objetivo geral foi examinar como o tema multiculturalismo vem sendo tratado e ... -
Governança nas Universidades Católicas brasileiras em tempos de rankings acadêmicos
(PUC-Campinas, 2019-12-17)As Universidades Católicas, reconhecidas pela qualidade de seus cursos, gozam de reputação em termos de tradição na graduação e na pós-graduação, fato que aguçou a curiosidade para indagar: o tradicional prestigio acadêmico ... -
Grupos LGBTs na Internet como educação não-formal pela autorrealização identitária
(PUC-Campinas, 2019-11-11)A presente tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), investigou: como a educação não-formal, presente nos grupos virtuais LGBTs ... -
A guerra às drogas na sociedade brasileira e a manutenção da hierarquia racial: uma análise contributiva à atuação do serviço social
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-11)O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar a interface existente entre a Política sobre Drogas no Brasil e a manutenção da hierarquia racial. Assim como compreender o processo histórico e social do ... -
Hannah Arendt: autoridade e secularização
(PUC-Campinas, 2015-12-14)O presente trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de autoridade e secularização a partir das obras da filósofa Hannah Arendt, buscando encontrar a articulação entre esses temas, cuja importância se adensa a partir ... -
Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
(PUC-Campinas, 2010-12-09)Esta pesquisa baseou-se em histórias de professores de Artes Visuais, propondo um repensar sobre as práticas pedagógicas e formação de professores desta área de conhecimento. O ensino da Arte passa por grande mudança ... -
“Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2018-02-06)Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada com a turma de alunos da própria pesquisadora, composta por crianças de 4 a 5 anos de idade e com a turma de crianças menores, com 2 e 3 anos, da mesma ...