Navegação por data do documento
Itens para a visualização no momento 61-76 de 2360
-
Ação e informação em centros culturais : um estudo sobre o Instituto Tomie Ohtake
(PUC-Campinas, 2004-02-27)O objetivo desta pesquisa foi discutir os aspectos que envolvem a disseminação da informação realizada por centros culturais. Para tanto, se buscou compreender como ocorre a disseminação da informação por meio dos centros ... -
Biblioteca universitária: uma análise sobre os padrões de qualidade atribuídos pelo Ministério da Educação ao contexto brasileiro
(PUC-Campinas, 2004-03-11)A presente dissertação aborda a importância da biblioteca universitária, sua finalidade junto às instituições de Ensino Superior e a necessidade de se estabelecer um sistema de avaliação adequado, visando seu melhor ... -
Falando da criança e de sua vida: compreendendo a visão de pais
(PUC-Campinas, 2004-04-29)Este trabalho visou compreender o que pais ou responsáveis apontaram sobre o desenvolvimento de seus filhos e sobre suas histórias de vida, por meio das entrevistas registradas no banco de dados do projeto 'Do Risco à ... -
Risco e proteção: busca por uma compreensão não-linear desses constructos
(PUC-Campinas, 2004-06-17)Em face da diversidade e adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança e da necessidade de investigá-los, esse estudo analisou o banco de dados de um projeto preventivo e interventivo em andamento, realizado em ... -
Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
(PUC-Campinas, 2004-06-28)Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A ... -
Aspectos simbólicos da produção científica: uma análise de periódicos da área da nutrição
(PUC-Campinas, 2004-06-28)Análise da dimensão simbólica da revista científica, ou seja, o que ela representa para a comunidade científica. Destaca-se a importância dos mecanismos que atribuem valor ao periódico científico, enfatizando-se a relevância ... -
Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?
(PUC-Campinas, 2004-09-23)Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ... -
A relação cíclica entre informação, pessoas, conhecimento e inovação : uma análise crítica
(PUC-Campinas, 2004-10-27)O presente trabalho teve por objetivo demonstrar teoricamente que as inovações decorrem de uma Relação Cíclica e, com isso, estabelecer uma reflexão crítica comparando os pressupostos e práticas para a geração de inovações ... -
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
(PUC-Campinas, 2004-10-27)Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ... -
Orientação profissional para profissões não universitárias: perspectiva da análise do comportamento
(PUC-Campinas, 2004-11-05)A escolha profissional é uma decisão muito importante e normalmente está vinculada à questão da inserção no ensino superior. Porém a realidade atual seja em termos do acesso ao ensino, seja por escolha própria, demonstra ... -
Transtorno disfórmico corporal: escala para profissionais da área da saúde
(PUC-Campinas, 2004-11-23)A presente pesquisa teve por objetivo geral desenvolver e validar uma escala auxiliar de diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) para profissionais da área da saúde. Para tanto contou com três amostras de ... -
A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
(PUC-Campinas, 2004-11-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática ... -
Esporte e cidadania: uma relação apenas anunciada na formação docente
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho aborda questões que relacionam o esporte à cidadania, bem como a formação acadêmica dos professores de Educação Física das escolas estaduais e particulares de São João da Boa Vista SP. O trabalho está ... -
A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. ... -
Psicologia clínica e responsabilidade social empresarial: compartilhando idéias e práticas
(PUC-Campinas, 2004-12-02)\a Resumo: Responsabilidade social é o compromisso que cada pessoa tem com a sociedade e com a humanidade; as empresas têm se preocupado cada vez mais com esta questão, aumentando significativamente a quantidade de projetos ... -
O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
(PUC-Campinas, 2004-12-06)Este estudo que se insere na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior busca realçar a importância do planejamento educacional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como ...