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dc.contributor.advisorTálamo, Maria de Fátima Gonçalves Moreira
dc.contributor.authorManjaterra, Renata Maria Zamboni
dc.date.accessioned2022-02-16T13:27:27Z
dc.date.available2022-02-16T13:27:27Z
dc.date.issued2006-12-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14702
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como propósito a análise do briefing como um instrumento de informação e o publicitário como agente mediador da informação na medida em que usa a linguagem publicitária para obter do receptor-consumidor conhecimento dos benefícios, explícitos ou implícitos, da aquisição de um produto ou serviço. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental apoiada em conceitos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação, numa abordagem qualitativa. A pesquisa parte do pressuposto de que a publicidade, a pretexto de comunicar a presença de produtos e serviços, utiliza o repertório pré- existente no imaginário dos destinatários para construir conhecimentos que vão além da existência dos bens anunciados. Nessa perspectiva, os estudos revelaram que o briefing representa um instrumento informativo apto para produzir e alimentar o discurso com base em códigos híbridos próprios da publicidade, base do processo de criação, visto que produz informações que fomentam a produção de sentido.
dc.description.abstractThis research has as the main purpose the analysis of briefing as an instrument of information and the publicist as the agent who deals with the information, once it uses the publicity language to achieve implicit or explicit benefits through the client acquirement of a product or service. The methodology used was the bibliographic and documental research based on conceptions of the Information Science and the Communication Science in a qualitative view. The study assumes that the publicity, by using the pretext of announcing products and services, works with the client expectation to build knowledge and bonds that go beyond the announced products existence. In this view, the studies revealed that the briefing represents an informative instrument able to produce and enhance the characteristic language of publicity based on hybrid code, which is the basis of the creation process, once it generates information that magnifies the sense production.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectinformação
dc.subjectcomunicação
dc.subjectpublicidade
dc.subjectinformation
dc.subjectcommunication
dc.subjectpublicity
dc.titleCiência da informação e publicidade produção e uso da informação
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2660461809592460
puc.advisorLattes6110614407789789
puc.refereeBazi, Rogério Eduardo Rodrigues
puc.refereeSantos, José Luiz dos
puc.refereeLattes1751762622735503
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação


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