Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Raimundo Nonato Macedo dos
dc.contributor.authorRibeiro, Célia Maria
dc.date.accessioned2022-02-16T13:30:52Z
dc.date.available2022-02-16T13:30:52Z
dc.date.issued2006-10-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14773
dc.description.abstractAnálise das tendências da produção acadêmica gerada nos programas de pós-graduação stricto sensu tendo como objeto de estudo as teses e dissertações. Identifica também as ferramentas de orientação disponíveis para os alunos desenvolverem seus trabalhos com mais autonomia, e apresenta reflexões sobre o papel do profissional da informação neste ambiente. Por meio de uma análise qualitativa, através de entrevistas com os sujeitos envolvidos no processo de produção e comunicação da ciência, identifica-se que os mesmos tiveram que mudar seus hábitos e atitudes diante dos critérios estabelecidos para contagem de produção e distribuição de recursos para a pesquisa. A necessidade de publicar em diversas revistas científicas leva os pesquisadores a adotarem os padrões destas revistas em seus trabalhos, em detrimento de normas nacionais. As conclusões mostram que o bibliotecário continua se adaptando às novas demandas, e nesse caso, participando mais ativamente dos processos de geração da informação científica, no entanto sua presença junto às agências nacionais de normalização precisa ser mais atuante.
dc.description.abstractThis work focuses on the new trends of academic publications, thesis and dissertations, aiming at identifying what is influencing its standardization. It analyses tools such as norms and guides, offered to students in order to prepare their works, and also the role of librarians in this environment. To understand the behavior of scientists it was made a qualitative research through interviews, that were recorded. The answers were arranged in categories in order to apply content analysis method to get the results. It was observed that demands are changing in face of the academic evaluation criteria which lead researchers to use patterns of international scientific journals, instead of national standards of academic publication.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectcomunicação científica
dc.subjecttrabalhos acadêmicos - normalização
dc.subjectnormalização documentação
dc.subjectteses e dissertações - ciências biológicas
dc.subjectscientific communication
dc.subjectacademic production - standardization
dc.subjectthesis and dissertations biological sciences
dc.subjectacademic evaluation
dc.titleDa produção acadêmica à comunicação científica: padronização como instrumento de socialização do conhecimento
dc.title.alternativeFrom academic productivity to scientific communication: standardization as a tool for knowledge socialization
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8048540775881429
puc.advisorLattes2595121603577953
puc.refereeFujita, Mariângela Spotti Lopes
puc.refereeCarvalho, José Oscar Fontanini de
puc.refereeLattes6530346906709462
puc.refereeLattes4036634283191761
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples