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dc.contributor.advisorBazi, Rogério Eduardo Rodrigues
dc.contributor.authorPontes Junior, João de
dc.date.accessioned2022-02-16T13:32:03Z
dc.date.available2022-02-16T13:32:03Z
dc.date.issued2009-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14801
dc.description.abstractMuito se discute sobre Alfabetização Digital, mas é quase inexistente a identificação das competências exigidas para o desenvolvimento desse processo. Com o intuito de integrar ao processo de Alfabetização Digital as competências informacionais específicas para que o sujeito domine, busque, recupere e use a informação de maneira eficiente seja na vida profissional, acadêmico ou pessoal, desenvolveu-se a presente pesquisa, cujo objetivo geral é propor parâmetros metodológicos de capacitação em competências informacionais. Já os objetivos específicos, associam-se de um lado ao levantamento e identificação das competências desejadas dos participantes do programa de alfabetização digital e, de outro à definição da contribuição da Ciência da Informação em cada um dos módulos do programa. Com isso relaciona-se capacitação informacional e a Ciência da Informação de forma objetiva através das operações de indexação, classificação, tesauros, taxonomia e ontologia. A fim de aprimorar idéias, os procedimentos metodológicos aplicados na pesquisa apresentam caráter exploratório, utilizando duas ferramentas: a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, que permitiu a comparação de dois programas de Alfabetização Digital, subsidiando assim a elaboração da metodologia de AD que fundamenta a proposição da pesquisa. Além de ter a metodologia em competência informacional estruturada, a pesquisa considera que o país está muito aquém do desejável no que tange ao desenvolvimento e implantação de programas de alfabetização digital consistentes o suficiente para amparar o ensinoaprendizagem na busca, recuperação e uso da informação pelos indivíduos participantes. Entende-se, nesse sentido, por que os atuais programas estão fadados a somente estocar computadores em salas de aula e/ou criar telecentros sem que o aluno saiba para que e como trabalhar com o equipamento. Portanto, é fundamental a criação de programas que não forneçam apenas máquinas, mas que capacitem os indivíduos em competências informacionais, para que ele tenha um aprendizado ao longo da vida.
dc.description.abstractMuch has been discussed on Digital Literacy, but is almost nonexistent the identification of the skills required for the development of this process. In order to integrate to the process of Digital Literacy the specific informational skills for the subject to dominate, search, retrieve and use the information in an efficiently way, whether in the professional, academic or personal life, it has been developed this study, whose overall objective is to propose methodological parameters for training in informational skills. Otherwise, the specific objectives associate itself on one hand to gathering and identifying the desired skills of the participants in the Digital Literacy program, and on the other hand, the definition of the contribution of Information Science in each of the modules of the program. By such means we can relate informational training and Information Science in an objective way through the operations of indexing, classification, thesaurus, taxonomy and ontology. In order to improve ideas, the methodological procedures applied to research have exploratory character, using two tools: the literature research and case studies, which enabled the comparison of two programs for Digital Literacy, thereby subsidizing the development of methodology for Digital Literacy what validates the proposition of the research. Besides having the methodology in structured information expertise, the study finds that the country is too far from the desirable concerning development and deployment of consistent Digital Literacy programs enough to sustain the teaching-learning in the search, recovery and use of information by participant individuals. It is understood, accordingly, why the current programs are left only to store computers in classrooms and/or to create telecenters without the student having the knowledge why for and how to work with the equipment. Therefore, it is essential to create programs that provide not only machinery, but that enable individuals in informational skills, so they can acquire learning throughout life.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectciência da informação
dc.subjectalfabetização digital
dc.subjectcapacitação
dc.subjectcompetência informacional
dc.subjectinformation literacy
dc.subjectbiblioredes
dc.subjectinformation science
dc.subjectdigital literacy
dc.subjecttraining
dc.subjectinformational skills
dc.subjectinformation literacy
dc.subjectbiblioredes
dc.titleAlfabetização digital: proposição de parâmetros metodológicos para capacitação em competência informacional
dc.title.alternativeDigital Literacy: proposition of methodological parameters for training in informational competence
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8992500665959562
puc.advisorLattes1751762622735503
puc.refereeLara, Marilda Lopes Ginez de
puc.refereeZanaga, Mariângela Pisoni
puc.refereeLattes6050796477124925
puc.refereeLattes9531631128397253
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação


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