dc.contributor.advisor | Barros, Douglas Ferreira | |
dc.contributor.author | Castro e Silva, Emerson Rocha de | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T13:42:46Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T13:42:46Z | |
dc.date.issued | 2021-02-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14841 | |
dc.description.abstract | O debate sobre as interações entre expressões de espiritualidade e o espaço público abrange hoje um amplo círculo de instituições da sociedade civil. Este é colocado como pauta e suscita o diálogo em diversos âmbitos. Temas como estado laico e pluralidade, liberdade religiosa e democracia vêm sendo trazidos à luz para melhor compreensão dos processos que subjazem a estes. Neste sentido, a escola se coloca como um dos componentes desta dinâmica social, pois em seus espaços de atuação encontram-se as possibilidades e os desafios para uma atitude de tolerância e, portanto, coloca-se como uma prática que deveria abarcar a pluralidade – quer seja religiosa, cultural, étnica ou social. Este trabalho traz uma contribuição a este debate, tendo como objeto de estudo a Pedagogia Waldorf em um recorte teórico que a descreve como educação para a espiritualidade a qual busca integrar expressões diversas no âmbito curricular, antropológico e social através de seus princípios e metodologia de trabalho, levando-se em consideração como este diálogo pode ser construído em uma sociedade plural e laica. Metodologicamente, foram analisados os conceitos de liberdade e espiritualidade, desenvolvidos por Rudolf Steiner na obra A Filosofia da Liberdade (1894), através de comentadores e críticos. Para isto, foi ressaltada a questão de uma educação para tolerância e pluralidade como elementos constituintes de um estado democrático e a partir disto um cotejo acerca da concepção de liberdade conforme assinalado por Steiner e a questão de uma visão não dogmática sobre questões da espiritualidade individual e de sua relação com os valores culturais e religiosos em uma sociedade laica. Objetivando avaliar em que medida se prestam à fundamentação filosófica da Pedagogia Waldorf considerando-a no contexto do debate acerca da questão da laicidade e da pluralidade, essa discussão insere esta pedagogia no campo de discussões sobre espiritualidade e democracia e procura demonstrar a pertinência destas ideias pedagógicas como um conjunto de práticas que proporcionam aos educandos a experiência do pluralismo e de uma atitude de tolerância a partir de sua concepção de espiritualidade. Pôde-se avaliar como a práxis pedagógica através das diversidades culturais precisa encontrar formas atualizadas de expressão para não se tornar anacrônica ou reproduzir modelos de poder, desta forma, foram feitos apontamentos e reflexões pertinentes ao contexto da Pedagogia Waldorf no Brasil. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Pedagogia Waldorf | |
dc.subject | Educação espiritual | |
dc.subject | Liberdade | |
dc.subject | Tolerância | |
dc.subject | Pluralidade | |
dc.subject | Democracia | |
dc.subject | Waldorf pedagogy | |
dc.subject | Spiritual education | |
dc.subject | Freedom | |
dc.subject | Tolerance | |
dc.subject | Plurality | |
dc.subject | Democracy | |
dc.title | Escola e experiência do pluralismo na Pedagogia Waldorf: uma cultura escolar para pluralidade | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 9,86840639345702E+015 | |
puc.advisorLattes | 4396269727605413 | |
puc.referee | Sinner, Rudolf Eduard von | |
puc.referee | Mariani, Ceci Maria Costa Baptista | |
puc.refereeLattes | 4064857294813986 | |
puc.refereeLattes | 1239116985139813 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião | |