Search
Now showing items 1-9 of 9
Construção da docência: trajetórias de professores de ginástica no ensino superior
(PUC-Campinas, 2010-12-16)
Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes ...
Gestão universitária: perfil e atuação
(PUC-Campinas, 2006-02-23)
Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária e estuda as interfaces da gestão universitária, bem como a atuação que a caracteriza. Entendendo-se como gestores universitários, ...
Avaliação do Problem-Based Learning no curso de administração
(PUC-Campinas, 2012-12-14)
O método Problem-Based Learning (PBL) tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara ...
Evasão e avaliação institucional: uma discussão bibliográfica
(PUC-Campinas, 2010-02-24)
A evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou particulares, principalmente em períodos de crise econômica, gerando graves consequências sociais, acadêmicas ...
Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa
(PUC-Campinas, 2009-12-11)
O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como ...
Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
(PUC-Campinas, 2006-05-24)
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das ...
Exame Nacional de Cursos: um balanço da produção científica brasileira, com foco nos impactos nas IES e suas estratégias de aprimoramento institucional (1999-2010)
(PUC-Campinas, 2013-12-11)
Em 1996, foi implantado pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), o Exame Nacional de Cursos (ENC), um instrumento de avaliação em larga escala que vigorou até 2003, quando foi substituído pelo Exame Nacional ...
Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
(PUC-Campinas, 2009-12-11)
A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior ...
O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
(PUC-Campinas, 2004-12-06)
Este estudo que se insere na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior busca realçar a importância do planejamento educacional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como ...