Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 de 8
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
(PUC Campinas, 2022-02-18)
Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ...
Condições de trabalho docente e judicialização de vagas em creches
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-23)
A Constituição Federal do Brasil de 1988 prevê em seu texto legal o direito à educação.
Entendemos que o referido princípio legal deve ser respeitado, no entanto, a realidade demonstra
que este direito é violado em ...
Políticas intersetoriais e a construção da qualidade da educação infantil em Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2020-12-18)
O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre as políticas intersetoriais e a construção da qualidade da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Campinas (SP). As políticas intersetoriais propõem uma ...
Educação Fisíca escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem na infância
(PUC Campinas, 2021-12-16)
A presente pesquisa discute o tema Educação Física escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem fundamentada na teoria sociocognitiva, em especifico os estudos sobre autorregulação da aprendizagem, ...
Infância digital: elaborações de crianças sobre suas experiências na educação infantil a partir do uso de tablet
(PUC-Campinas, 2021-02-25)
Trata-se de pesquisa fundamentada na Teoria Histórico-Cultural com intuito de investigar possíveis contribuições que o uso do tablet, manuseado por crianças da Educação Infantil para fotografar aquilo de que mais gostam ...
Avaliação da educação infantil: Meta-análise e análise da produção do conhecimento no campo da avaliação da Educação Infantil (1993-2021)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-14)
Esta dissertação realiza um estudo do tipo estado da arte que visa identificar o que
apontam os trabalhos científicos brasileiros sobre avaliação da Educação Infantil,
com o objetivo de mapear e analisar as tendências ...
A Matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-19)
A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa
atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de
pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, ...
Matemática na Educação Infantil: o entrelaçamentonda experiência docente e do desenvolvimento profissional
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-26)
A presente pesquisa teve como objeto de estudo a Educação Matemática na Educação Infantil,
com foco no trabalho desenvolvido pelas professoras. Investigamos a seguinte questão
problematizadora: quais as divergências e ...