Buscar
Itens para a visualização no momento 1-5 de 5
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
(PUC Campinas, 2022-02-18)
Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ...
Ler e escrever na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças
(PUC-Campinas, 2020-02-20)
O presente estudo é uma pesquisa empírica do tipo explicativa, desenvolvida no 3º ano do Ensino Fundamental, término do ciclo de alfabetização. A compreensão do processo de alfabetização e da dinâmica de sala de aula é ...
Promoção de habilidades de escrita e da autorregulação da aprendizagem com utilização de elementos de gamificação
(PUC-Campinas, 2021-02-19)
O tema desta dissertação de pesquisa educacional centra-se nos estudos sobre autorregulação da aprendizagem e desenvolvimento da escrita. A autorregulação da aprendizagem tem assumido papel de destaque no campo educacional ...
Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)
Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para
a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC
e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino ...
Concepções sobre alfabetização: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia de Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-10)
Em março de 2020 o Brasil foi assolado pelo SARS Cov-2, popularmente denominado
Coronavírus, causando a Covid-19. Em virtude deste acontecimento, diversas
medidas precisaram ser tomadas, incluindo o isolamento social. ...