Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Jairo de Araujo
dc.contributor.authorGiusti, Sonia Regina
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.issued2007-06-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15340
dc.description.abstractEste trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, da PUC-Campinas, procurou investigar a concepção de avaliação que permeia o processo de ensino e de aprendizagem na educação profissional da área da Saúde, tendo como foco o SENAC-Campinas, momento em que se está em implantação o ensino por competência e avaliação formativa. Tais concepções estão propostas nas diretrizes educacionais da instituição, privilegiando a avaliação do desempenho do aluno de forma contínua e cumulativamente, e prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Foram sujeitos 12 docentes da referida instituição, dois de cada sub-área referentes aos cursos oferecidos na área da Saúde. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida no ano de 2006, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, composto de uma parte de caracterização dos sujeitos e outra com questões abertas sobre o tema. A análise das respostas revelou que houve entendimento da proposta de avaliação como diagnóstico por grande parte dos sujeitos. Os avanços quanto ao entendimento foram mais representativos, no conjunto dos professores, quando se referem às diferentes formas de avaliar o aluno e de organizar e arquivar informações oriundas do processo avaliativo. O mesmo não ocorre quando se trata de apontar formas de registro dessas informações e procedimentos para recuperação do aluno.
dc.description.abstractThis essay inserted in the line of research University, Teaching and Professor´s formation, from PUC-Campinas, intends to investigate which conception of valuation permeates the process of teaching learning of the professional education from the area of health at Senac Campinas, moment that is in implantation the teaching by aptitude and formative valuation. These conceptions are proposed in the educational policy of the institution, favouring the valuation of the student s performance continuosly and cumulativetly, prevailing the qualitatives aspects over the quantitaves. Twelve instructors from the referred intitution were submited, two from each sub-area referring to the offered courses in the health area. It is about a research of qualitative nature, developed in teh year of 2006, that has as an instrument of basis colect a questionary, composed part by the characterization of the individual and part by open questions about the theme. The analisys of the answers revealed that there was some understanding of the valuation s proposition as a diagnostic by the great part of the individuals. The advances about the understanding are more representatives, in the professor s team, when it s referred to the diferent ways of evaluating the student and of organizing and registering oriund informations of the evaluating process. The same thing doesn t happen when it s about pointing the register ways of these informations and procedures for the students recuperation.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectprocesso de ensino e aprendizagem
dc.subjectavaliação formativa
dc.subjectprofessor s formation
dc.subjectteaching and learning process
dc.subjectformative valuation
dc.titleAvaliação da aprendizagem na educação profissional em saúde
dc.title.alternativeEvaluation of learning in professional education health
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4717123452024576
puc.advisorLattes4244247989810231
puc.refereeRocha, Sandra Souza Lima
puc.refereeMachado, Vera Lúcia de Carvalho
puc.refereeLattes2997711976786546
puc.refereeLattes9375761445315596
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples