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dc.contributor.advisorRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.contributor.authorMarinho, Railma Aparecida Cardoso
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.issued2010-02-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15358
dc.description.abstractA presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas de avaliação, qualidade de ensino e avaliação externa e teve por objetivo identificar como a implementação de políticas públicas relacionadas à avaliação externa é compreendida por profissionais da educação de algumas escolas da microrregião de Januária-MG. Localizada ao Norte de Minas Gerais, Januária é pólo de uma Superintendência Regional de Ensino que abrange 19 municípios com características semelhantes no que se refere às desigualdades sócio-econômicas e educacionais. Essa região vem apresentando os piores desempenhos educacionais diagnosticados pelas avaliações externas, desde 1992. A partir de 2003, foram implementadas novas políticas públicas na educação. Em 2007/2008, a avaliação externa realizada pelo Programa de Avaliação da Alfabetização - PROALFA - revelou que o desempenho dos alunos da região de Januária melhorou significativamente, embora não de modo regular para todas as escolas (introduzindo reflexões fundantes: Por que escolas com características semelhantes com relação à localização, espaço, número de alunos e professores apresentam resultados diferentes nas avaliações externas? Que efeitos esta avaliação externa tem produzido no cotidiano escolar? Como os profissionais da educação destas escolas compreendem e avaliam a implementação de políticas públicas na microrregião de Januária?) Esta investigação baseou-se numa abordagem qualitativa; para coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa com base documental e entrevistas com 21 profissionais da educação. Como resultado, verificou-se que os profissionais da educação evidenciam implicações das avaliações externas no trabalho pedagógico como: processo tenso, exigente e angustiante; processo de adoecimento dos profissionais em função da pressão por melhoria de desempenho; direcionamento da atual prática pedagógica em função dos resultados; resistências à implementação de políticas públicas relacionada à avaliação externa; ajudam na intervenção pedagógica, porém apresentam problemas quanto a sua operacionalização. Verificou-se, ainda, que os profissionais têm visões parciais, fragmentadas, não conseguindo sistematizar a complexidade e os limites das avaliações externas e suas repercussões na prática educativa.
dc.description.abstractThis research is based on the litterature about evaluational public policies, teaching quality and external evaluation; it aimed at the identification on how the efetivation of public policirs related to external evaluation is understood by educational professionals at some schools in the microregion of Januária MG, Brazil. Situated on north of Minas Gerais state, The city of Januária is a pole of a Teaching Regional Superintendence that embraces 19 municipalities presenting similar characteristics in reference to socioal, economical and educational inequalities. This area shows the worst educational performances noted by external evaluations since 1992. Since 2003 new public policies have been implemented in education.In 2007/2008, external evaluation accomplished by yhe Alphabetizing Evaluational Program PROALFA revealed that the performance of students at this region of Januária presented a significatively better situation,, although not in homogeneous ways for all schools ( introducing fundamental considerations and questions: why schools with similar "features" related to localization, geographical space, number of students and teachers do present different results in external evaluations? Which effects this external evaluation has brought to daily scholarship? How the professionals of these schools understand and consider the implementation of this kind of evaluation at the area of Januária?This study developed on a qualitative approach; for collecting data documental reseach and interviews with 21 professionals of Education were utilized. As a result, it was verified that educative professionals put into evidence some external evaluative implications in pedagogical work such as: a tense, exigent and distressing process, as well as bringing illness to the professionals as a function of the pressure for best performance; orientation to the contemporary pedagogical practice in front of the results; resistence to the implementation of public policies related to external evaluation; this kind of evaluation may help the pedagogical intervenience, but presents some problems linked to operationalization process. As some results, it was verified that the professionals have partial and fragmentary perspectives, and cannot yet put into systematic views the complexity and limitations of external evaluations and its implications in educational practices.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpolíticas públicas de avaliação
dc.subjectavaliação externa
dc.subjectqualidade de ensino
dc.subjecteducação em Januária-MG
dc.subjectevaluational public policies
dc.subjectexternal evaluation
dc.subjectteaching quality
dc.subjecteducation at Januária
dc.titlePolíticas públicas de avaliação: a avaliação externa e a realidade educacional da microrregião de Januária-MG
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3242777631877701
puc.advisorLattes5277455644761315
puc.refereeSordi, Mara Regina Lemes de
puc.refereeSilva, Itamar Mendes da
puc.refereeLattes6737123125852473
puc.refereeLattes2477851211882211
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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