Números naturais: abordagem do contexto histórico na prática pedagógica
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Natural numbers: approach to the historical context in pedagogical practiceAutor
Sartori, Maria Ester de Siqueira Rosin
Orientador
Araujo, Elizabeth Adorno deData de publicação
18/12/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Devido às possibilidades de compreensão dos fenômenos sociais que interferem na forma como o conhecimento é construído e como o aluno se apropria dele, esta pesquisa investiga as potencialidades da participação da História na prática pedagógica do professor de Matemática, do sexto ano do ensino fundamental da região de Campinas, S.P., na aprendizagem significativa e contextualizada dos Números Naturais e reflete sobre as possibilidades do trabalho integrado entre História e Matemática, que contemplem a atuação tanto do docente quanto dos investigadores quando pretendem abordar o conceito de números naturais em sua prática pedagógica ou investigativa. Tem-se, por hipótese, que a Matemática apresenta-se como um saber contextualizado e significativo para o aluno, portanto não surgiu no vazio, tampouco se desenvolveu no vácuo, mas é fruto das relações e das necessidades culturais originárias já nas comunidades primitivas, nas quais as ciências começaram a se desenvolver, caminharam até as questões atuais através de uma evolução multiforme e complexa e fizeram, em particular da História dos algarismos, uma História universal, portanto, deve ser analisada como tal para o processo de ensino e aprendizagem. Understanding the complexity and the contributions of a collaboration between history and mathematics and the need for approximation of mathematical knowledge to the universe of students, the research aims to see how the teachers of mathematics for the sixth year of primary education in the region of Campinas, Brazil , understand their pedagogical practice and what their knowledge of history, particularly on the history of mathematics, is in order to address and develop the concept of natural numbers. There is, by definition, that mathematics is presented as a knowledge contextualized and meaningful for students, so it came in a vacuum, either developed in a vacuum, but is the result of relationships and cultural needs as originating in primitive communities, in which science began to develop, walked up to the current issues through a multifaceted and complex developments and have in particular the history of the one-digit Universal history must therefore be considered as such for the teaching and learning.
Palavras-chave
Números naturaisHistória
Práticas pedagógicas
Natural numbers
History
Teaching practices