Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa
Abrir arquivo
Título alternativo
Continued formation for the higher education teacher: analysis of a programmeAutor
Orientador
Castanho, Maria Eugênia de Lima e MontesData de publicação
11/12/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como vem se dando o processo de formação de professores. Embora as instituições de ensino superior prometam um ensino de qualidade, fica o professor com deficiências em sua própria formação. Realizamos uma pesquisa a partir de um programa de formação continuada para docentes no ensino superior. O objetivo do curso é criar um espaço para discussão dos problemas e angústias do professor no seu dia-a-dia na sala de aula. Foram selecionados 32 sujeitos, professores, entre homens e mulheres, todos com formação mínima de especialistas, em sua maioria mestres e doutores. A sugestão era para que respondessem aos itens de um questionário, não necessitando a identificação dos sujeitos e tão pouco houve a obrigatoriedade do preenchimento. Foram também realizadas entrevistas. Dos resultados obtidos emergiram duas categorias: as dificuldades encontradas em ser professor , e objetivos e resultados alcançados com o curso de formação continuada . Percebe-se o resultado positivo encontrado nos depoimentos, principalmente a compreensão do professor em olhar para o aluno, para sua prática pedagógica e encontrá-lo mais satisfeito. Foi através desses depoimentos que pontuamos a importância dos programas de formação continuada no ensino superior, porém, essa ainda é uma prática pouco estabelecida. Concluímos sobre a importância da formação continuada para professores como uma perspectiva para uma educação de melhor qualidade e maior responsabilidade na formação de cidadãos, sem perder de vista a dimensão estrutural da problemática.
This study analyses the challenges and the perspectives of the teacher´s continued formation at the Higher Education level taking as objective to promote a conscious practice of the teaching process. It presents historically how the process of the teacher´s formation has occured. Although the Higher Education institutions promise to offer a qualified teaching, the teacher keeps lacks on his formation. We carried out a research from a programme of continued formation for Higher Education teachers. The objective of this course is to create a place for the teacher´s discussion on his problems and anguishes on the everyday classroom matters. Thirty-two individuals were selected: working as teachers, among men and women, with graduate degree, either specialist or master and doctorate. It was suggested for them to answer a questionnaire as volunteers without naming themselves. Interviews were also recorded. From the results came up two categories: the difficulties in being a teacher and objectives and results achieved with the continued formation course . The positive result found in the testimonials is noted, especially on the teacher´s understanding about his students and his teaching practice. These testimonials indicate the importance of the continued formation programmes at Higher Education level, meantime it is still an unusual practice. Therefore, the importance of teacher´s continued formation is settled on the perspective for a better quality and greater responsibility on citizenship formation without losing sight of the structural dimension of this issue.
Palavras-chave
EducaçãoFormação continuada
Ensino superior
Education
Continued formation
Higher education