Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorMiranda, Suelânia Oliveira Araujo
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.issued2009-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15411
dc.description.abstractA presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurando mostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suas dificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que as causas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimento de uma formação humanística de caráter global. Numa abordagem teórico-metodológica amparada pelas ciências humanas e sociais, a investigação deu-se através de pesquisa bibliográfica e por questionários em que estudamos as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisa ser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalho didático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente para as relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência política e crítica. O referencial teórico está fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítico que compreende o sujeito inserido num processo cultural e histórico em constante transformação social. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais, procurando na educação uma forma de construção do saber universitário com espaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejável dicotomia entre ambos os aspectos.
dc.description.abstractThis text discusses the relationships between work and education in the Brazilian higher education system. It analyzes the changes in the socio-cultural profile of today s workers and that of students who get into the university in the evening programs. It aims at showing these people s real conditions regarding the consequences of globalization, their difficulties and their path through the struggle between work and studies. This text shows that the causes can be found in the predominance of technical training at the expense of humanistic and holistic education. By means of a theoretical and methodological approach supported by human and social sciences, this investigation was made possible through bibliographical research and questionnaires in which we have studied the existing contradictions in society where education must be a right and not a commodity. Besides, it points out the necessity of an educationally-oriented job aimed not only at the technical dimension, but also seeking social relations with emphasis on the university professor with political and critical awareness. The theoretical reference is based on a Historical-Critical Pedagogy, which comprehends the subject inserted in a cultural and historical process in constant social transformation, seeking in education a way of building the knowledge acquired at university with room for the articulation of quality and quantity, avoiding the undesirable dichotomy between both aspects.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecttrabalho
dc.subjectensino superior
dc.subjectglobalização
dc.subjectformação técnica
dc.subjectformação humanística
dc.subjectwork
dc.subjecthigher education
dc.subjectglobalization
dc.subjecttechnical formation
dc.subjecthumanistic formation
dc.titleProfessores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9219376607651266
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeSordi, Mara Regina Lemes de
puc.refereeMachado, Vera Lúcia de Carvalho
puc.refereeLattes6737123125852473
puc.refereeLattes9375761445315596
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples