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dc.contributor.advisorBalzan, Newton Cesar
dc.contributor.authorPupin, Dercílio Aristeu
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:03Z
dc.date.issued2005-12-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15421
dc.description.abstractO presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária do Programa de Mestrado da PUC-Campinas. A metodologia utilizada consistiu de um estudo bibliográfico sobre o tema a partir de 1960, baseado principalmente em Paulo Freire, além de análise qualitativa de entrevistas semi-estruturadas com educadores que participaram diretamente dos projetos: Ginásios Vocacionais (Rede Estadual Paulista, 1961-1969), Programa Estágio Capacitação Docente (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, 1993-2000) e o Movimento de Pedagogia Waldorf (Campinas, 1987-2005). A base de análise é a histórico-dialética uma vez que revela interesses e resistências no processo democrático participativo dentro de contextos sócio-político-econômico. A contribuição principal do estudo está na compreensão de que a participação de educadores pressupõe um posicionamento social, sustentado por uma utopia pessoal, pela gestão participativa e por um projeto de educação que se propõe superar a cultura neoliberal baseada no individualismo, na competitividade e eficiência.
dc.description.abstractThe present work aims at to bring up the elements that favor the envolvement of educators in collectives projects, as well as contributing for the formation of educators and educational managers. This is inserted in the research line Institucional Evaluation and University Management of the Mastership Program of PUC-Campinas. The methodology used consisted of a bibliographical study on the subject from the 1960, based mainly in Paulo Freire, over the half-structured interviews with educators who participated directly in the projects: Ginásios Vocacionais (São Paulo state schools, 1961 1969), Programa Estágio Capacitação Docente (State University of Campinas - Unicamp, 1993 2000) and the Movimento de Pedagogia Waldorf (Campinas, 1987 - 2005). The analysis basis is the historic-dialectic, since it has searched the interests and resistances of the participative democratic process inside a partner-politicianeconomical contexts. The main contribution of the study is in the understanding of how the participation of educators estimates a social positioning, supported for a personal utopia, for the participative management and for a project of education that if proposes to surpass the established neoliberal culture in the individualism, in the competitiveness and efficiency.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação
dc.subjectgestão participativa
dc.subjectprojetos coletivos
dc.subjecteducation
dc.subjectparticipative management
dc.subjectcollectives projects
dc.titleO posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais
dc.title.alternativeThe social positioning of the educator: a study on the collective participation in educational projects
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1408481476757998
puc.advisorLattes6995142158435943
puc.refereePachane, Graziela Giusti
puc.refereeSordi, Mara Regina Lemes de
puc.refereeLattes4049705154151062
puc.refereeLattes6737123125852473
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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