Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorMota, Lauro Araújo
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:27Z
dc.date.issued2013-12-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15441
dc.description.abstractO Programa Ler e Escrever, implantado atualmente em toda rede de ensino do Estado de São Paulo, foi organizado e estruturado com o objetivo de reverter os baixos indicadores de aprendizagem escolar relacionados com a leitura e a escrita e os altos índices de evasão e repetência presentes na rede de ensino paulista até meados da década de 2000. Como o foco do Programa Ler e Escrever são as habilidades de leitura e escrita, nos propusemos a investigar o ensino e a avaliação na área de matemática em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A questão norteadora da investigação assim se configurou: qual a relação entre as práticas empregadas para avaliar as questões matemáticas por uma professora de 5º ano que utiliza o Programa Ler e Escrever e as sondagens propostas pelo referido Programa? A metodologia utilizada nessa investigação é de natureza qualitativa, realizada a partir de um estudo de campo de caráter exploratório descritivo e da análise dos documentos oficiais do programa. Utilizamos como técnicas de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora do 5º ano e com a coordenadora pedagógica, bem como as observações de aulas de matemática e das avaliações ocorridas durante o segundo semestre de 2012. A análise dos documentos incidiu sobre o Guia do Aluno, Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do professor, Orientações Curriculares para o ensino de matemática da rede de ensino do Estado de São Paulo, pautas das sondagens avaliativas (ditado de números, campo aditivo e campo multiplicativo) e as autoavaliações dos alunos. Nas observações das aulas, verificamos o uso de alguns instrumentos avaliativos além das sondagens: prova escrita, tarefa de casa, correção das atividades, exercícios orais. Os resultados indicam a pouca familiaridade da professora com relação à fundamentação teórica necessária para a interpretação das sondagens matemáticas e para o entendimento de como esse instrumento pode favorecer o redirecionamento da aprendizagem dos alunos. As autoavaliações dos alunos evidenciaram a consciência que os mesmos apresentavam sobre o seu processo avaliativo e sua relação com o ensino de matemática, seus avanços e dificuldades.
dc.description.abstractThe Program Read and Write currently installed in the whole education system of the State and the city of Sao Paulo was organized and structured with the objective of reversing the low indicators of school learning related to reading and writing, and the high rates of dropout and repetition present in the paulista system teaching up to the mid years of 2000s.As the focus of the Program Read and Write are the skills of reading and writing, we proposed to investigate the teaching and evaluation in the area of mathematics in a 5th grade group.The guiding question of the research was: What is the relationship between the practices employed to assess the issues of mathematics by a teacher of 5th grade who uses the Program Read and Write and the surveys proposed by the referred Program?The methodology used in this r search is of a qualitative nature through a field study of an exploratory and descriptive analysis of official documents of the program.We used as a technique of data collection the semi-structured interviews conducted with the teacher of 5th grade and with the pedagogical coordinator, as well as the observations of lessons of mathematics and of evaluations that have occurred during the second half of 2012.The analysis of the documents focused on the Learner Guide, Planning Guide and Didactic Orientations of the professor, Curriculum Guidelines for the teaching of mathematics of the education system of Sao Paulo, guidelines of evaluative surveys (dictation of numbers, field additive and multiplicative) and self evaluations.The results indicate little familiarity of the teacher with respect to the theoretical basis needed for the interpretation of opinion polls mathematics and for the understanding of how this tool can foster the redirection of the students' learning.Theself evaluations showed an awareness that the students present on their evaluation process and its relationship with the teaching of mathematics, identifying progress and difficulties.The observations of lessons point to the use of some assessment instruments in addition to the opinion polls: written test, homework, correction of activities, oral exercises.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectavaliação da aprendizagem
dc.subjectavaliação em matemática
dc.subjectPrograma Ler e Escrever
dc.subjectanos iniciais do ensino fundamental
dc.subjectevaluation of learning
dc.subjectassessment in mathematics
dc.subjectprogram read and write
dc.subjectyears of primary school
dc.titleAvaliação da aprendizagem matemática no Programa Ler e Escrever
dc.title.alternativeEvaluation of learning mathematics in Reading and Writing Program
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1200396048178203
puc.advisorLattes7733644439876265
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeCarvalho, Dione Lucchesi de
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes3979248987284835
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples